Livro sobre comunidade de remanescentes quilombola de Pimenteiras é distribuído em RO

Foto: Assessoria

Com objetivo de retratar e valorizar a cultura dos remanescentes quilombolas de Pimenteiras do Oeste (RO), foi produzido o livro fotográfico “Faces do Quilombo”. A publicação foi distribuída gratuitamente para a população do Cone Sul de Rondônia.

O projeto do livro contou com a coordenação da produtora cultural Andressa Machado que participa do Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções e da Associação Cultural Diversidade Amazônica.

Andressa Machado informou que o livro foi lançado através de uma live no sábado(17), e entregue gratuitamente nas bibliotecas, centros culturais e escolas públicas do Cone Sul de Rondônia e para a população em geral esta semana.

O projeto do Livro Fotográfico Faces do Quilombo foi contemplado no edital nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC, 1ª Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais, no Eixo I Publicação de Livros e Revistas Culturais – no Item I na linha de apoio de Publicação de Livros Inéditos – Individual com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.

Andressa Machado conta que o livro visa preservar a memória material e imaterial regional, valorizando a historiografia, a cidadania e o patrimônio cultural dos moradores de Pimenteiras do Oeste, retratando a riqueza cultural da comunidade que foi fundada por remanescentes quilombolas do Quilombo do Piolho.

A moradora de Pimenteiras do Oeste, Izabel Mendes disse que ficou emocionada ao ver o livro. “É gratificante ver a nossa história sendo retratada nas páginas do livro, isso é muito bom, pois ajuda a preservar a nossa cultura”, falou Izabel Mendes.

Opinião compartilhada pela servidora municipal de Colorado do Oeste, Célia Ribeiro que ressaltou a importância de se realizar projetos para incentivar a leitura e valorizar a cultura local.

“É muito bom ver a produção de livros sobre a cultura local, parabéns a todos os envolvidos”, ressaltou Célia Ribeiro.

A presidente da Associação de Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste, Lourença da Silva disse que a produção do livro é muito importante para salvaguardar a cultura imaterial da comunidade. Ela recebeu os livros com satisfação e agradeceu a equipe produtora do livro.

A produtora cultural Andressa Machado disse que foi um prazer participar do projeto e agradeceu a toda a comunidade de Pimenteiras pelo apoio.

“Agradecemos à comunidade de remanescentes quilombolas de Pimenteiras do Oeste, RO, pelo acolhimento e contribuição para a produção deste livro fotográfico “Faces do Quilombo”. Dedicamos esse livro a cada morador da comunidade que, com alegria e simplicidade, mantém viva a tradição e a cultura afro-brasileira passando de geração em geração. Parabéns a todos!”, finalizou Andressa Machado.