Prof. Herbert Lins – DRT 1143
16/09/24 – quarta-feira.
COLUNA FALANDO SÉRIO: O que comemorar no Dia do Professor?
Ontem (15), foi o Dia do Professor e fui parabenizado por muitos alunos que assistiram minhas aulas de Humanidades, em especial, Geografia no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos – EJA, na cidade. E no Ensino Fundamental na Escola de Linha da Amazônia no município de Nova Mamoré – Rondônia; de pessoas que foram meus alunos em programas de pós-graduação em diversas disciplinas e de candidatos a vereadores que participaram dos cursos que ministrei em Marketing Eleitoral, bem como admiradores que tomaram conhecimento do meu trabalho como professor, ou melhor, como orientador de aprendizagem. Agradeço o carinho e expresso minha gratidão pela lembrança no presente editorial. Mas eu pergunto: o que comemorar no dia do professor? Temos sim que comemorar, principalmente quando eu vejo professores e professoras comprometidos com o processo de ensino aprendizagem, a escolarização e a construção do conhecimento. Contudo, o Brasil ainda é um país que pouco investe na formação continuada do professor, na valorização salarial e no ócio criativo. É preciso sensibilidade das nossas autoridades e da sociedade brasileira com os professores, mas acima de tudo, respeito. O respeito em sala de aula e no ambiente escolar, bem como no convívio social.
Aluno
O bom professor é aquele que aprende a lidar com o aluno e o seu modo de vida, ou seja, a sua realidade vivida no lugar e na região. Desse modo, a aula se torna prazerosa, a sala de aula atrativa e os alunos passam a gostar da escola.
Implementar
O Governo de Rondônia e as Prefeituras, na sua grande maioria, precisam implementar políticas públicas continuadas de valorização do professor e formação continuada. Além disso, conceder o rateio das sobras do Fundeb anualmente.
Virada
Na sessão plenária de ontem (15) na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado estadual Affonso Cândido (PL), que foi eleito prefeito de Ji-Paraná, foi saudado por todos os deputados estaduais pela brilhante vitória de virada, derrotando o prefeito governista Isaú Fonseca (UB) que buscava a reeleição.
Apoio
Ontem (15), o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil – UB) e o secretário Júnior Lopes da Sejucel, demonstraram possuir grande liderança entre os desportistas e artistas da cultura popular na capital. Ambos levaram milhares de pessoas desse segmento para uma reunião de apoio à candidata à prefeita Mariana Carvalho (União Brasil – UB).
Hábito
A candidata à prefeita Mariana Carvalho (UB) continua com o mesmo hábito de quando era deputada federal. Ela acorda cedo e dorme tarde. A candidata segue uma agenda intensa no segundo turno, participando de reuniões, caminhadas, adesivaços e pitstop.
Pesquisa
O Instituto Veritá divulgou a primeira pesquisa de intenção de votos no segundo turno da capital. A pesquisa (Registro TRE/RO – 03534/2024) trouxe o candidato a prefeito Léo Moraes (Podemos) com 56%,1% dos votos e a candidata Mariana Carvalho (UB) com 43,9% dos votos. Vale lembrar que a Veritá errou no primeiro turno em Porto Velho e outras cidades.
Véspera
Em 05/10 do primeiro turno – na véspera da eleição, a Veritá divulgou uma pesquisa (Registro TRE/RO 05849/2024) com os seguintes números para prefeito de Porto Velho: Mariana Carvalho (UB) 37,3%; Léo Moraes (Podemos) 21,8%; Juíza Euma Tourinho (MDB) 17,2%; Célio Lopes (PDT) 9,9%; Dr. Benedito Alves (SD) 8,4%; Ricardo Frota (Novo) 3,1%; Samuel Costa (Rede) 1,9%. Neste caso, ficou nítido que a Veritá tentou ajudar a candidata Euma Tourinho com voto útil para chegar ao segundo turno.
Compare
AS ÚLTIMAS DO INFORMA RONDÔNIA
++++ O sucesso do Galpão do Rock e as novidades para 2025
++++ Redano no Poder; Hildon despacha da rodoviária; feriados aumentam custos; e Márcio vence na OAB
Agora, compare os dados da pesquisa Veritá acima com os resultados das urnas em 06/10 – TSE, na disputa pela Prefeitura de Porto Velho: Mariana Carvalho (UB) 44,53%; Léo Moraes (Podemos) 25,65%; Célio Lopes (PDT) 11,74%; Juíza Euma Tourinho (MDB) 9,79%; Dr. Benedito Alves (SD) 5,19%; Ricardo Frota (Novo) 1,76%; Samuel Costa (Rede) 1,34%. Caro leitor, encontre o erro e tire suas próprias conclusões em relação a Veritá.
São Paulo
A Veritá também errou na disputa para a Prefeitura de São Paulo quando divulgou a pesquisa (Registro TRE/SP 07630/2024) em 03/10 – nas vésperas da eleição, vejamos: Pablo Marçal (PRTB) 35,7%; Guilherme Boulos (PSOL) 27,4%; Ricardo Nunes (MDB) 21,4%; Tabata Amaral (PSB) 8,2%; Datena (PSDB) 3,3%; Maria Helena (Novo) 3,1%. Caro leitor, excluímos os candidatos que pontuaram com menos de 1% das intenções de votos.
Errou I
Compare os resultados finais em São Paulo mediante os resultados das urnas em 06/10 – TSE, com a pesquisa divulgada nas vésperas da eleição pela Veritá: Ricardo Nunes (MDB) 29,48%; Guilherme Boulos (PSOL) 29,07%; Pablo Marçal (PRTB) 28,14%; Tabata Amaral (PSB) 9,91%; Datena (PSDB) 1,84%; Maria Helena (Novo) 1,38%. Neste caso, a Veritá errou e errou feio com o candidato Pablo Marçal na tentativa de colocá-lo na liderança das intenções de votos em São Paulo.
Errou II
Mas não foi só em São Paulo e Porto Velho que a Veritá errou. Na capital Natal – RN, o erro foi feio com a pesquisa (Registro TRE/RN 06169/2024) projetando o candidato a prefeito Carlos Eduardo (PSD) 23,6%; Paulinho Freire (UB) 21,8%; Natália Bonavides (PT) 16,6%; Rafael Mota (Avante) 3,2%. O candidato Carlos Eduardo obteve 44,08% e, de virada, a candidata à prefeita Natália Bonavides conquistou 28,45% e foi para o segundo turno.
Distorcidas
O Instituto Veritá responde por vários processos e impugnações mediante erros de metodologia nas suas pesquisas de intenção de votos. Em diversos despachos, os juízes afirmaram que as pesquisas da Veritá apresentavam graves erros e imprecisões, resultando em conclusões completamente distorcidas dos resultados eleitorais.
Prever
Alguns desses erros da Veritá são simples, especialmente para um instituto que busca prever as chances de vitória de candidatos a cargos importantes como prefeito, governador ou presidente da República, ou até mesmo estimar a aprovação de um governo para os próximos quatro anos.
Café
Ontem (15), no café da Padaria Norte Pão, fui saudado pela candidata a vice-prefeita Magna dos Anjos (Podemos) – secretária particular do candidato a prefeito Léo Moraes (Podemos). O crescimento do candidato Léo no âmbito da Igreja Assembleia de Deus não é apenas pela militância da Magna, mas do apoio recebido pelo Pastor Nelson Luchtenberg e dos ex-deputados estaduais Maurão de Carvalho e Valter Araújo.
Promoveu
O vereador eleito Evanildo Ferreira (PRTB) promoveu um mega adesivaço na Av. Santos Dumont de apoio à candidata à prefeita Mariana Carvalho (UB). Pastor Evanildo se elegeu tendo como principal bandeira de campanha o combate à diabetes. Para quem não sabe, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos).
Tese
Existem colegas jornalistas que não se reciclam e seus respectivos aspectos cognitivos congelados não conseguem observar que candidatos majoritários bem votados, como Euma Tourinho (MDB), não conseguem alçar voos de águia, mas de galinha em eleições proporcionais. Existem vários exemplos que podem ser estudados e comparados, basta analisar os resultados eleitorais das eleições de 2016, 2018, 2020 e 2022, que comprovarão a minha tese.
Sério
Falando sério, a valorização dos profissionais da Educação passa pela remuneração e formação continuada, bem como garantir condições dignas de trabalho para promover um ensino de qualidade e o desenvolvimento integral dos alunos no ambiente escolar.
AUTOR: HERBERT LINS