Decisão ocorre após denúncia de violação do estatuto durante o período eleitoral; deputado terá direito à defesa
Porto Velho, RO – O Partido Liberal em Rondônia anunciou o afastamento do deputado federal Coronel Chrisóstomo da presidência da sigla em Porto Velho. A decisão foi formalizada pelo presidente estadual do partido, o senador Marcos Rogério, que justificou o ato como resposta a uma representação interna. A denúncia, feita por um integrante da Diretoria Executiva do partido na capital, alega que Chrisóstomo teria violado o estatuto partidário, comprometendo sua posição de dirigente.
A representação destaca possíveis infrações ao Código de Ética do Partido Liberal, mais especificamente ao artigo 6º, incisos IV e XV. Conforme detalhado pela assessoria do senador, o estatuto proíbe que membros do partido apoiem candidatos de outras siglas ou adotem atividades políticas contrárias aos interesses do PL, sobretudo em períodos eleitorais. Segundo os artigos citados, constituem infrações éticas “apoiar, clara ou veladamente, candidato de outro partido ou de outra coligação, em eleições das quais o Partido participe” e “exercer atividade política contrária aos interesses do Partido”.
Marcos Rogério informou que o afastamento temporário de Chrisóstomo é uma medida preventiva, enquanto a denúncia é analisada. O senador enfatizou que o direito ao contraditório e à ampla defesa será garantido ao deputado federal, conforme as normas do estatuto. A fase atual do processo envolve a análise inicial da denúncia, a qual poderá, ou não, resultar em sanções permanentes após conclusão da investigação.
AS ÚLTIMAS DO INFORMA RONDÔNIA
++++ Redano no Poder; Hildon despacha da rodoviária; feriados aumentam custos; e Márcio vence na OAB
Em nota adicional, a assessoria de imprensa de Marcos Rogério esclareceu que não há intenção, neste momento, de tornar pública a medida de afastamento, visando evitar a exposição do deputado federal. A divulgação de informações mais detalhadas dependerá dos resultados preliminares da análise da denúncia.
NOTA DE MARCOS ROGÉRIO:
Em relação ao afastamento do deputado federal Coronel Chrisóstomo da presidência do Partido Liberal em Porto Velho, RO, o presidente estadual da agremiação, o senador Marcos Rogério, vem a público informar que se trata de medida adotada diante de representação formulada por membro da Diretoria Executiva do partido na capital, que apontou violações ao estatuto da sigla por parte do dirigente partidário.
Os fatos narrados comprometem o exercício do cargo de direção, que requer alinhamento com as decisões do partido, tomadas com a plena ciência, participação e assentimento do representado.
Informa ainda que em relação às demais medidas postuladas na representação, será dado ao representado o direito ao exercício da ampla defesa e do contraditório, na forma prescrita no estatuto do Partido Liberal.
Marcos Rogério
Presidente do Partido Liberal em Rondônia
AUTOR: INFORMA RONDÔNIA