Ações integradas de segurança pública realizaram mais de 2.500 abordagens, retiraram armas de circulação, combateram o tráfico
Porto Velho, RO – Rondônia apresenta avanços relevantes no combate à criminalidade por meio do programa “Aliança pela Vida, Moradia Segura”, realizado entre os dias 13 e 20 de janeiro. A operação, que integra diversas forças de segurança, buscou intensificar ações contra organizações criminosas e reforçar a tranquilidade da população, resultando em números expressivos.
Durante a semana de mobilização, foram realizadas 2.563 abordagens em diferentes pontos do estado, o que possibilitou a apreensão de 22 armas de fogo e a prisão de 46 indivíduos com mandados de prisão em aberto. Além disso, oito pessoas foram detidas sob suspeita de envolvimento em recentes atentados.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Outro destaque das operações foi o combate ao tráfico de drogas, com a apreensão de 7,1 kg de substâncias ilícitas. No âmbito da recuperação e fiscalização de veículos, dez automóveis roubados foram devolvidos aos seus proprietários, enquanto 26 veículos foram recolhidos e outros cinco apreendidos por irregularidades.
A coordenação das atividades ficou a cargo da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que contou com o suporte de forças estaduais e nacionais. A força-tarefa envolveu órgãos como a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a Polícia Civil (PCRO), a Polícia Técnico-Científica (Politec), a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), além de instituições federais, como a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), que permanece no estado até a conclusão das operações.

Parcerias estratégicas com os estados vizinhos Acre, Amazonas e Mato Grosso fortaleceram o trabalho investigativo, resultando, entre outros casos, na prisão de um suspeito relacionado ao assassinato do cabo da Polícia Militar Fábio Martins. As ações também visam ampliar a sensação de segurança entre os cidadãos, com reflexos positivos na ordem pública e no enfrentamento às práticas criminosas.
O esforço conjunto reflete o compromisso do estado em desarticular redes de crime organizado e garantir a segurança da população. As operações seguem em andamento, com a continuidade do trabalho integrado das forças de segurança e apoio interinstitucional.