Bolsonaro surpreende a todos ao comparecer ao STF para acompanhar julgamento
CARO LEITOR, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surpreende a todos ao comparecer ao STF para acompanhar o julgamento da denúncia da sua participação e aliados por tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de direito. O julgamento começou ontem (25), quando o ministro Alexandre de Moraes fez a leitura de seu relatório, a PGR apresentou a denúncia e as defesas dos acusados se pronunciaram no tempo estipulado. Para surpresa de todos, Bolsonaro chegou acompanhado dos advogados e sentou na primeira fila das cadeiras. Os ministros do STF devem votar hoje (26) se aceitam ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Bolsonaro e seus aliados. Se aceitarem, todos se tornarão réus e uma ação penal será aberta, com coleta de depoimentos e outras provas. Nesse caso, um julgamento posterior decidirá se o ex-presidente deve ser condenado ou absolvido. Se o colegiado formar maioria contra a denúncia da PGR, o processo é arquivado.
Pediu
Vale lembrar que logo depois do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral que deixou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, ele pediu doações em dinheiro para pagar multas judiciais.
Milhões
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu R$ 17,1 milhões em transferências via Pix entre os dias 1º de janeiro e 4 de julho de 2023. Depois, parte das multas foi perdoada e Bolsonaro segue com o restante aplicado.
Sobras
Na participação no podcast Inteligência Ltda, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não devolveu as sobras dos R$ 17,1 milhões que as pessoas doaram para ele porque já gastou quase 8 milhões com advogados. Caso não tivesse esse recurso, não teria como pagar os advogados de defesa.
Doações
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) arrecadou mais doações que o programa Criança Esperança e, na participação no podcast Inteligência Ltda, voltou a falar em doações, em Pix, desta vez para pagar advogados que cuidam de sua defesa no novo julgamento. Neste caso, as sobras não conseguem pagar a defesa do novo processo?
Confirmou I
Em participação no podcast Resenha Política, comandado pelo jornalista Robson Oliveira, o senador Marcos Rogério (PL) confirmou que o PL terá candidatura própria ao governo estadual em 2026.
Confirmou II
O senador Marcos Rogério (PL) no Podcast Resenha Política com Robson Oliveira, confirmou o que publiquei anteriormente, ou seja, o parlamentar reconheceu falhas na eleição de 2022, quando disputou o governo de Rondônia e foi derrotado no segundo turno. Ele afirmou que não estava politicamente pronto para aquele momento e admitiu que cometeu erros de articulação e estratégia.
Risco
Não importa quem seja o candidato da extrema-direita em Rondônia disputando o governo do Estado, esse candidato vai chegar ao segundo turno. Entretanto, o candidato da extrema-direita corre o risco de perder a eleição para um candidato de direita ou centro-direita por conta do voto da esquerda, que representa um terço do eleitorado rondoniense.
Esquerda
Esse fenômeno se manifestou no segundo turno do pleito eleitoral de 2022, quando o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) ganhou o segundo turno com o voto dos eleitores da esquerda. Esses eleitores votaram maciçamente em Rocha para derrotar o candidato bolsonarista, o senador Marcos Rogério (PL).
Realidade
O que antes ficava apenas no campo das suposições para buscar a reeleição depois que sentar na cadeira de governador, agora ganha realidade com o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) recebendo lideranças políticas, cumprindo agenda no interior ao lado do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e na capital, visitando feiras livres e igrejas.
Missão
O atual vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) e pré-candidato natural à reeleição, em meio a eventos da gestão ao lado do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), que é pré-candidato ao Senado Federal, têm uma missão em comum: a busca por aliados que fortaleçam suas respectivas candidaturas.
AS ÚLTIMAS DO INFORMA RONDÔNIA
Alertou
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) alertou há três semanas que o nível das águas do rio Madeira estaria subindo e poderia impactar localidades ribeirinhas. Inclusive, encaminhou proposituras à SEAS e Defesa Civil – Corpo de Bombeiros, para criar um Plano Emergencial no intuito de prestar assistência à população ribeirinha afetada.
Consiste
O Plano Emergencial defendido pelo deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) consiste no apoio imediato para as comunidades de São Miguel, Mutum, Bom Jardim e Silveira, localizadas no município de Porto Velho. Essas comunidades estão passando sérias dificuldades por conta da alagação causada pela crescente elevação do nível das águas do rio Madeira.
Coro
Ontem (25), na sessão ordinária no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) engrossou o coro em defesa da população ribeirinha. Marcelo ocupou a tribuna da Casa de Leis para cobrar da SEAS, inclusive pedindo o apoio direto da primeira-dama Luana Rocha – que responde pela pasta – à população ribeirinha atingida pela cheia do rio Madeira.
Cobrou
Na tribuna da Ale-RO, o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) fez um balanço do último final de semana em que realizou visitas técnicas para fazer entrega de emendas parlamentares no interior. Por sua vez, cobrou do DER, com tom de crítica, a requalificação da pavimentação asfáltica das rodovias estaduais, sinalização vertical e horizontal, bem como operação tapa-buraco e limpeza das margens.
Grilo
O deputado Marcelo Cruz (PRTB), depois que conheceu o coach Pablo Marçal, inclusive o visitou na sua residência em Miami, na Flórida – EUA, parece que tomou água de chocalho e agora virou grilo falante na tribuna da Casa de Leis e nas redes sociais.
Rombo
O prefeito Léo Moraes (Podemos) determinou uma auditoria no Instituto de Previdência Municipal – IPAM. Léo já fala em possível rombo bilionário no órgão previdenciário municipal por conta de pagamentos realizados a consultorias, hospitais, clínicas e laboratórios particulares.
Subsídio
O prefeito Léo Moraes (Podemos) baixou o preço das passagens de ônibus coletivo, porém, quanto será pago de subsídio aos ônibus para manter o equilíbrio do contrato? Qual é a fonte de receita para pagar o subsídio? Cadê os vereadores de Porto Velho que não informam a população? Devo lembrá-los de que não existe almoço grátis.
Comissão
A Câmara Municipal de Porto Velho, através dos 23 vereadores, decidiu criar uma comissão mista para analisar e apresentar um parecer conjunto sobre o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que revoga a parceria pública-privada para os serviços de limpeza urbana, coleta, reciclagem e disposição final de resíduos sólidos do município.
Lixo
Repito, conversei com alguns vereadores de Porto Velho, esses são da opinião de que a empresa Marquise deve permanecer com a coleta de lixo da capital por conta do know-how. Neste caso, o prefeito Léo Moraes (Podemos) perderá a quebra de braço para a Câmara Municipal em relação ao fim do contrato bilionário entre a Prefeitura de Porto Velho e a referida empresa.
Citações
Os candidatos a vereadores do Avante em Porto Velho nas eleições de 2024, em especial, os vereadores eleitos, Dr. Breno Mendes e Zé Paroca, começaram a receber citações para apresentar defesa individualmente em relação a cota de gênero. A Procuradoria Eleitoral não quer apenas anular a chapa (Drap), mas também tornar todos os candidatos inelegíveis por 8 anos devido a suposta fraude na cota de gênero.
Sério
Falando sério, o slogan do Agro no Brasil, que “alimentamos o mundo” ou algo parecido, revela que ficamos com o que sobra e quando sobra. Acredito que a sociedade precisa cobrar políticas públicas do Governo Federal e estaduais para deixar de depender do modelo agroexportador e optar por outro modelo que priorize a produção de alimentos e garanta acesso a todos os brasileiros.
