Deputada Sílvia Cristina fala sobre futuro político e mudança de postura após saída do PDT
PODCAST
Em menos de dois meses o nosso podcast Resenha Política tem alçando índices de acessos acima do inicialmente projetado. É uma satisfação enorme apresentar um projeto nas plataformas digitais com o sucesso alcançado em tão pouco tempo. É também verdade que toda a repercussão das entrevistas decorre especialmente da qualidade dos entrevistados, cabendo ao entrevistador tão somente ancorar o programa com os cuidados que o podcast exige.
REPERCUSSÃO
A entrevista do ex-prefeito Hildon Chaves continua repercutindo nos meios políticos pelo seu conteúdo, além das reações beligerantes do ex-prefeito sobre os temas abordados, ele revela que tem conversado com todos os partidos (exceto o PT) sobre as candidaturas majoritárias de senador e governador. Uma repercussão que tem provocado reações ácidas dos alvos atingidos pela fala do ex-prefeito.
JUSTIFICANDO
Quanto à denúncia do Ministério Público Eleitoral contra Hildon Chaves e o vereador Santana por supostamente cometer crime eleitoral no caso do sorteio de casas populares durante a campanha, tanto ele (Chaves), quanto o vereador Santana, alegam estar tranquilos porque não compareceram ao evento. No caso do Hildon, ele lembra ainda que sequer era candidato e, portanto, não tinha como se aproveitar eleitoralmente do suposto crime. Embora para o cometimento de crimes similares pouco importa a presença ou mesmo a candidatura.
HUMILDADE
Na entrevista, Chaves reconhece pela primeira vez o exagero sobre seus percentuais de aprovação tanto difundido por seus seguidores e assessores, admitindo que é muito difícil um político concluir qualquer mandato com noventa por cento de aprovação. Aproveitou para reafirmar seu interesse em disputar o Governo de Rondônia ou o Senado Federal. O problema é saber administrar a inconformidade com as últimas eleições da capital quando chamou pra si a disputa e levou uma sova de Léo Moraes. A postura agressiva contra o sucessor está sendo exagerada, podendo inviabializar composições futuras entre partidos. Falta ao ex-prefeito humildade e esquecer as eleições de 2024.
SILVIA
Nesta quinta-feira, a deputada federal Sílvia Cristina (PP) é a nossa entrevistada. Ela discorre sobre as ações que vem desenvolvendo no Congresso Nacional referentes aos interesses rondonienses, projetos eleitorais futuros e responde nossas indagações sobre as posições conservadoras que passou a adotar desde que se desfilou do PDT. A parlamentar não se esquiva de nenhuma pergunta e garante que entra na disputa de 2026 sem declinar qual grupo entre os existentes em Rondônia vai se alinhar.
APLAUSOS
AS ÚLTIMAS DO INFORMA RONDÔNIA
O governador Marcos Rocha sobrevoou as áreas alagadas da capital, anteontem (domingo), visando antecipar as ações da defesa civil antes que as comunidades ribeirinhas sejam afetadas de forma mais catastrófica. A atitude do governador merece aplausos e é bem distinta daquilo que ocorreu em janeiro quando o crime organizado sitiou literalmente a capital e o governador demorou a retornar a Rondônia e a agir adequadamente como um chefe de estado.
PRECAUÇÃO
Há um clima de tensão na expectativa de que o rio Madeira transborde alcançando os patamares da cheia de 2014, apesar da meteorologia indicar que o período das chuvas torrenciais na capital está cessando. A precaução de Marcos Rocha é acertada.
BISBILHOTAGEM
Um grupo expressivo de prefeitos está disposto a derrubar da presidência da Associação dos Prefeitos o ex-prefeito da capital Hildon Chaves. Há acusações graves de bisbilhotagem e perseguições que beiram ao assédio moral. A entidade virou uma espécie de sinecura para abrigar segmentos da política em razão dos salários atrativos acima dos praticados no mercado, inclusive maiores do que o percebem vários prefeitos. Até deputado que não faz parte da associação está no rolo compressor de olho nos cargos.
ECORONDÔNIA
Os vereadores tomaram a decisão correta ao votarem pela manutenção da lei que permite a continuidade do contrato da EcoRondônia para tratamento e gestão de resíduos da cidade. Além da segurança jurídica nos contratos, a decisão da edilidade prima pela qualidade do trabalho a ser explorado e a garantia dos empregos criados. A coleta seletiva e a de resíduos da saúde continuarão sendo realizadas e o antigo lixão, popularmente conhecida como Vila Princesa, receberá tratamento ambiental conforme a legislação pertinente.
TAXA
A decisão também vai propiciar que o município deixe em pouco tempo de pagar a segunda maior taxa do país para depositar resíduos em um aterro privado e produza riqueza através de geração de emprego e renda a partir do tratamento e transformação deste material. O que resultará em economia ao município, razão pela qual a decisão dos vereadores é correta.
VÓRTICE
O ex-prefeito Roberto Sobrinho esperou mais de uma década para ser declarado inocente das acusações de improbidade administrativa na operação conhecida como “Vórtice”. Na época, foi uma operação consideravelmente espalhafatosa que produziu um turbilhão de versão ao taxar o ex-prefeito de bandido por supostamente surrupiar recursos públicos. Essas narrativas foram tão cruéis que retiraram Roberto Sobrinho da vida pública ao destroçar a carreira política e abalar a pessoal. Embora tardia, a justiça está sendo feita ao mandar a vórtice às cucuias.
REPUBLICANOS
O deputado federal Tiago Flores está com a mão no Republicanos que hoje é comandada em Rondônia pela família Carvalho. A última conversa entre Tiago Flores e Marcos Pereira (Presidente Nacional do Republicanos) deu liga e a tendência é que o diretório estadual rondoniense seja comandado pelo parlamentar, uma vez que os Carvalhos mantêm a legenda sob os sovacos, mas aos pés no União Brasil.
