AGRICULTURA
Emenda parlamentar de R$ 300 mil impulsiona agricultura familiar em Ouro Preto do Oeste

🛠️ Acessibilidade:

Com a liberação dos recursos, produtores da Associação Estrela D'Alva do Oeste terão acesso a novos equipamentos para otimizar a produção agrícola

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 09/04/2025 - 18h18

Conteúdo compartilhado 345 vezes

Porto Velho, RO – Recentemente, a deputada estadual Cláudia de Jesus, do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou a liberação de R$ 300 mil em emenda parlamentar, que será destinada à Associação de Produtores Rurais Estrela D’Alva do Oeste (Aspredal), em Ouro Preto do Oeste, mais especificamente no distrito de Rondominas. Este valor será crucial para a compra de máquinas essenciais, como um trator, uma grade aradora, uma carreta agrícola e uma caçamba hidráulica, visando otimizar a produção rural da região.

Com a intenção de fortalecer a agricultura familiar local, a Aspredal atende atualmente mais de 120 famílias de produtores rurais, que buscam se desenvolver dentro do setor agrícola. A aquisição dos novos equipamentos representa um grande passo para o aumento da produtividade e para a mecanização das atividades no campo, facilitando o trabalho diário dos produtores.

A deputada Cláudia de Jesus destacou a importância do município de Ouro Preto do Oeste para a economia local, sendo a agricultura familiar uma das principais fontes de renda e emprego. “A ideia é modernizar o setor, aumentar a produção e garantir a sustentabilidade dos pequenos produtores, ajudando na permanência das famílias no campo e no fornecimento de alimentos de qualidade para a população”, explicou a parlamentar.

Os recursos foram repassados pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e visam trazer uma série de benefícios econômicos e ambientais para a região. A previsão é que, com a utilização dos novos equipamentos, a produtividade das forrageiras aumente em até 10%, enquanto a atividade leiteira pode ter uma melhora de até 30%. Além disso, os custos de produção devem diminuir em torno de 10%, enquanto a renda dos produtores poderá crescer em 15%. A recuperação de áreas degradadas também será um dos resultados esperados, com a contribuição de pelo menos 20 propriedades rurais.

Com um foco claro em sustentabilidade, a Aspredal também tem como meta reduzir em 90% o uso de adubos químicos. A implementação de práticas agrícolas mais ecológicas trará ganhos significativos, como a melhoria na ciclagem de nutrientes, redução da necessidade de mão de obra e controle mais eficiente das ervas daninhas. A longo prazo, isso garantirá um futuro mais sustentável e rentável para os produtores rurais da região.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: