FALANDO SÉRIO
Scheid expõe intimidade com Bolsonaro; a guinada política de Rocha; e o esforço de Coronel Jefferson

🛠️ Acessibilidade:

Lula vira garoto propaganda da montadora Nissan e reafirma o Brasil como colônia moderna das grandes economias

Por Herbert Lins - quarta-feira, 16/04/2025 - 10h44

Conteúdo compartilhado 276 vezes

CARO LEITOR, ontem (15), o presidente Lula (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estiveram no Rio de Janeiro visitando obras na rodovia federal Presidente Dutra, que liga o estado fluminense a São Paulo. O petista também esteve na fábrica da Nissan em Resende – RJ, para participar do evento de lançamento do modelo Kicks que foi repaginado pela montadora japonesa, que também anunciou um plano de investimentos na ordem de R$ 2,8 bilhões da marca no Brasil, ampliando a geração de empregos no município sede da empresa. Contudo, sou da opinião de que um presidente de um país continental como o Brasil deveria sentir vergonha, em especial o povo, por não possuir suas próprias indústrias multinacionais de automóveis, caminhões, autopeças, eletroeletrônicos, bélica e outras. O Brasil que queremos não deve ser dos patriotas que pedem intervenção ou golpe militar, mas de patriotas nacionalistas que defendam um projeto de poder nacional de desenvolvimento e de transformação social para o país.

Afirmação

A aparição do presidente Lula (PT) na planta industrial de uma montadora japonesa reafirma o Brasil como colônia moderna das grandes economias. Neste caso, revela um país sem projeto de poder de desenvolvimento e afirmação nacional.

Poder

Esse projeto de poder nacional passa por pesados investimentos em educação, ciência, tecnologia e vocacionar as novas gerações para se tornarem industriais e trabalhadores com vocação para inovação. Neste caso, democratizar as oportunidades duradouras e profundas.

Preso

O Brasil continua preso à época do corporativismo da Ditadura de Getúlio Vargas. Precisamos nos libertar, enxergar o país como enxergou Juscelino Kubitscheck no intuito de organizar novos horizontes para a economia do conhecimento e reafirmá-lo como potência regional do Sul.

Suplente  

Os parlamentares da direita e da extrema-direita têm o deputado federal Glauber Braga (PSOL) como calcanhar de Aquiles nos debates da Câmara de Deputados. Entretanto, eles não estão enxergando a suplente Heloísa Helena (REDE – RJ), igualmente polêmica, mas com uma diferença, ela é crítica do presidente Lula (PT).

Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), depois de quatro dias da cirurgia que durou quase 12 horas para remover aderências e reconstruir a parede abdominal, fez uma leve caminhada nos corredores do hospital, apoiado pela ex-primeira dama Michele Bolsonaro (PL).

Aparece

O pré-candidato a senador Bruno Scheid aparece no vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado da ex-primeira dama Michele Bolsonaro, ambos do PL, no apartamento e nos corredores do hospital durante a leve caminhada pós-cirurgia.

Confiança

A aparição do agropecuarista rondoniense Bruno Scheid (PL) na intimidade do casal Jair e Michele Bolsonaro revela o grau de confiança que Scheid goza da família Bolsonaro. Caso ele tenha seu nome aprovado em convenção do PL rondoniense, é um forte candidato a senador a ser abatido pelos seus oponentes por conta do reduto eleitoral bolsonarista.

Emenda

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), em conversa com a coluna, esclareceu que destinou, com os demais parlamentares federais de Rondônia, R$ 48 milhões de emenda de bancada que foram distribuídas para UNIR, IFRO, Hospital do Amor, Saúde e aquisição de máquinas agrícolas.

Outro

Ontem (15), o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) convidou os deputados estaduais para um almoço. Na boca dos parlamentares que estiveram presentes ao almoço, disseram que é outro Marcos Rocha no trato com os deputados.

Efetivar

Nos próximos dias, o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) deverá encontrar um nome para a Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOSP) e efetivar Elias Rezende como secretário-chefe da Casa Civil, mediante a sua desenvoltura com os deputados estaduais.

Magno

O Diário Oficial confirmou as previsões da Coluna. Ontem (15), o ex-deputado federal Carlos Magno foi nomeado como secretário-adjunto da Casa Civil do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil). Antes tarde do que nunca, com a nomeação de Magno e Elias Rezende, o governo deverá superar a crise na Saúde e se fortalecer para o pleito eleitoral de 2026.

Remanejada

O Diário Oficial trouxe a nomeação de Gisele Viana como adjunta da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), portanto, ela foi remanejada e deixa o cargo de adjunta da Casa Civil.

Titular

O Diário Oficial também efetivou Paulo Higo, antes interino, como titular da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL). Higo tem um currículo invejável e uma enorme capacidade de gestão e entrega, comprovadamente, por onde passou.  

Terceirização I

A terceirização da Saúde vai remanejar os servidores públicos concursados que estão lotados no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II (JPII), Hospital de Retaguarda de Rondônia (HRRO) e Assistência Médica Intensiva (AMI), para outras unidades de saúde mantidas pela rede SESAU/SUS.

Terceirização II

Com a terceirização e remanejamento de servidores da SESAU, o Governo de Rondônia não vai precisar realizar concurso público, porém, será um problema futuro no caixa do IPERON. Por sua vez, os profissionais contratados emergencialmente pela SESAU serão contratados pela empresa terceirizada que deve assumir a gestão do JPII, HRRO e a AMI.

Medial I

A empresa Mediall Brasil 27.229.900/0001-6 não é uma Organização Social de Saúde (OSS) como mencionamos na coluna de ontem (15), mas sim uma Sociedade Anônima Fechada S/A com matriz em Goiânia – GO. Quem assina por ela é o médico Hilton Rinaldo Sales Picelli.

Medial II

 A Medial Brasil S/A está presente em 12 estados brasileiros, inclusive Rondônia, nos municípios de Machadinho D’Oeste, Ji-Paraná, Nova Mamoré e à frente da gestão do Hospital Regional de Guajará-Mirim da rede SESAU. A empresa deverá assumir a terceirização do JPII, HRRO e da AMI. Quem defende os interesses da empresa nas paragens rondonienses é um influente advogado.

Denúncias

O deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), na sessão plenária da Assembleia Legislativa de ontem (15), fez sérias denúncias em relação à terceirização JPII, HRRO e da AMI. Inclusive, pediu que abrisse a discussão e transparência em relação à terceirização das referidas unidades de saúde pertencentes à rede SESAU – SUS.

Modelo

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de ontem (15), o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) fez uma reflexão de que o modelo de gestão na saúde estadual de Rondônia faliu e defendeu mudanças profundas de gestão em Saúde. Inclusive, defendeu os servidores públicos de saúde que atuam na ponta.

Enfático

O deputado Alan Queiroz (Podemos) foi enfático em dizer na tribuna da Assembleia Legislativa que na SESAU falta planejamento, previsão e celeridade nos processos de compra de materiais, insumos, equipamentos, manutenção e na contratação de prestação de serviços.

Preocupação

O deputado Alan Queiroz (Podemos) esclareceu à população rondoniense o estado de preocupação do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) em relação à saúde. Inclusive, externalizou suas inquietações e, sabiamente, o governador Rocha estuda soluções para mudar o modelo de gestão em saúde que faliu no âmbito estadual.

Críticas

Ontem (15), na sessão plenária da Assembleia Legislativa, houve duras e ácidas críticas do deputado estadual Rodrigo Camargo (Republicanos) em relação à gestão do Hospital João Paulo II. Camargo disse que não vai se acovardar e continuará falando o que ninguém tem coragem de falar.

Remanejamento

O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) em a parte, denunciou que pacientes estão sendo estocados nos municípios. Goebel reconheceu a boa vontade do Coronel Jefferson Rocha em querer acertar na gestão em Saúde, mas sugeriu o remanejamento do secretário de Saúde para outra pasta do governo.

Fácil

Nos meandros do Poder Legislativo, alguns parlamentares defendiam o remanejamento do Coronel Jefferson Rocha para a SEOSP. Contudo, não é fácil fazer saúde no âmbito da SESAU, dinheiro não falta, mas é preciso muita ousadia, planejamento, previsão e celeridade nos processos, tanto de pessoal como de contratos de prestação de serviços.

Destravada

O Coronel Jefferson Rocha tem se esforçado muito com toda a equipe para resolver os gargalos na pasta da saúde estadual. Mas existe alguma trava que precisa ser destravada para dar celeridade nos processos internos da pasta, inclusive, identificar os personagens que podem estar sabotando a gestão.

Maior

Quando o gestor municipal é maior que a gestão, o prefeito se torna o principal para-choque pelos malfeitos de seus respectivos auxiliares. Isso ficou claro com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) de Sorocaba depois da operação policial “Copia e Cola”, da qual foi alvo.

Exagerando

O marketing político do prefeito Léo Morais (Podemos) está exagerando na dose. Precisa estudar cases de outros gestores municipais TikTok, a exemplo do prefeito Topázio Neto (PSD) de Florianópolis – SC, e João Campos (PSB) de Recife – PE. Ambos os prefeitos não exageram tanto na dose como está exagerando Léo.

Organização

A SEMDESTUR deu um show de organização do evento “Páscoa no Parque”, que contou com mais de 29 mil pessoas presentes registradas nas catracas de entrada do Parque da Cidade. O secretário Paulo Júnior e o adjunto, Aleks Palitot, estão fazendo uma gestão diferenciada frente à pasta responsável pela indústria, comércio, turismo e trabalho no município de Porto Velho.

Sério

Falando sério, os governos do PT têm o mérito de diminuir a pobreza, mas tomaram o caminho fácil de usar a riqueza produzida pelo país para pagar a conta do consumo urbano. Em vez de reorganizar a nossa planta industrial, a requalificação profissional dos brasileiros, as finanças públicas e realizar pesados investimentos na economia do conhecimento.

AUTOR: HERBERT LINS





COMENTÁRIOS: