Secretário destaca produção de mudas e expansão da arborização urbana em Porto Velho durante o primeiro quadrimestre de 2025
Porto Velho, RO – O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Porto Velho, Vinícius Miguel, afirmou que o avanço nas parcerias institucionais e comunitárias tem ampliado o alcance das ações de reflorestamento urbano e rural promovidas pelo Viveiro Municipal. A declaração foi feita com base no balanço operacional referente aos quatro primeiros meses de 2025, período no qual foram distribuídas gratuitamente 31.141 mudas à população, escolas, entidades e projetos ambientais.
A distribuição ocorreu sob gestão do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental (DPCA), vinculado à Secretaria. As espécies mais demandadas incluíram árvores nativas como açaí de touceira, bacaba, ipês de diversas cores, cerejeira, angelim, patauá, ingazinha e jacarandá mimoso. Entre as frutíferas, a procura foi maior por acerola, cupuaçu, caju, jambo, jenipapo, graviola e uvaia.

Segundo Vinícius Miguel, o volume de doações reflete a ampliação do trabalho desenvolvido pelo viveiro. “As parcerias avançaram, levando a um aumento dos plantios tanto destinados para usuários individuais, como associações e organizações que atuam com reflorestamento”, declarou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Rogério e Bagattoli assinam pedido de impeachment de Moraes; entrevista e lágrimas revivem a crise; e Hildon vai concorrerE se Rocha ficar até o fim do mandato?; chapa Fúria-Rezende é possível; e Luana no TCE pode acontecer?Sérgio Gonçalves em xeque; Hildon Chaves no páreo; e Ivo Cassol aguarda liberaçãoO viveiro, localizado no Parque Natural de Porto Velho, ao final da avenida Rio Madeira, zona Norte da cidade, também produziu mais de 13 mil novas mudas no primeiro quadrimestre de 2025. A produção contínua garante a manutenção da oferta à população, que pode solicitar até 50 unidades gratuitamente para plantio, conforme disponibilidade.
Além da doação de mudas, a iniciativa tem impacto direto em ações de recuperação ambiental e educação ecológica, com foco na restauração de áreas degradadas e incentivo à arborização em zonas urbanas e rurais.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2022, Porto Velho figura entre as capitais mais arborizadas do país, com índice de 64,9% de domicílios em ruas com presença de árvores. O dado foi publicado em abril deste ano, na pesquisa “Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios”.
O trabalho liderado por Vinícius Miguel reforça, segundo os dados oficiais, a continuidade de políticas ambientais voltadas à promoção de cobertura vegetal e sustentabilidade no município.