SAÚDE
Câmara concede prêmio nacional a centro de saúde apoiado por Sílvia Cristina em Ji-Paraná

🛠️ Acessibilidade:

Centro criado em Ji-Paraná com recursos federais será homenageado durante cerimônia oficial em Brasília

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 30/04/2025 - 16h11

Conteúdo compartilhado 315 vezes

Porto Velho, RO – Uma iniciativa legislativa destinada a reconhecer ações voltadas à saúde da mulher levará, no fim de maio, representantes de Rondônia à sede da Câmara dos Deputados, em Brasília. O motivo é a homenagem que será prestada ao Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer, sediado em Ji-Paraná, vencedor da edição 2025 do prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”.

A estrutura, que já atendeu milhares de pacientes desde sua abertura, surgiu a partir de articulação política da deputada federal Sílvia Cristina. Os recursos utilizados para sua construção e custeio, que já superam R$ 50 milhões, foram viabilizados por emendas parlamentares e repassados por meio de parceria com a Fundação Pio XII, responsável pela gestão da unidade.

O centro funciona há pouco mais de três anos, oferecendo serviços especializados e acesso regular à população. A escolha como referência nacional foi resultado de uma votação interna na Câmara, com a participação de representantes indicados por líderes de todos os partidos. Cada congressista teve a oportunidade de apresentar uma proposta, sendo a indicação de Sílvia Cristina acolhida pelo colegiado.

Em declaração pública após o anúncio da premiação, a deputada afirmou:

“É mais uma conquista importante, que mostra que estamos fazendo saúde de forma séria, responsável e com o zelo que as pessoas merecem. Fazer obra pública, investir recurso público, tem que ser com muito respeito ao cidadão que paga imposto e precisa ser beneficiado. Ser reconhecido com uma referência nacional no atendimento às mulheres é muito gratificante.”

A cerimônia oficial será realizada na semana em que se celebra o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna. Além do centro rondoniense, outras quatro instituições receberão menções honrosas por suas contribuições ao atendimento de mulheres em diferentes regiões do país.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: