Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CONDECORAÇÃO
BPCHOQUE completa sete anos com homenagem a policiais em cerimônia na Assembleia Legislativa

🛠️ Acessibilidade:

Medalha do Mérito do Batalhão de Choque foi entregue a 151 militares da ativa e da reserva por contribuições à unidade

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 18/07/2025 - 11h18

Conteúdo compartilhado 411 vezes

Porto Velho, RO – Na manhã desta quarta-feira (16), o auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), em Porto Velho, foi palco da solenidade em alusão aos sete anos de criação do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE). A unidade, fundada em 2018, condecorou 151 policiais militares — ativos e da reserva remunerada — com a Medalha do Mérito do Batalhão de Choque, como reconhecimento pelos serviços prestados à corporação.

Durante a cerimônia, o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Régis Braguin, ressaltou a função estratégica do BPCHOQUE na preservação da ordem pública. O coronel mencionou a época em que atuava como soldado no interior do estado e citou a importância da tropa em operações de risco. “Quando eu estava servindo no interior, ainda como soldado no serviço de radiopatrulha, e surgia uma situação de conflito, eu me sentia seguro ao ver a chegada do Choque. Era a certeza de que a paz seria restabelecida. Eu nutria um sonho de um dia comandar essa unidade como tenente, e tive essa honra. Hoje, vejo com orgulho o quanto essa tropa cresceu e se consolidou como referência”, declarou.

Na ocasião, Braguin também dirigiu-se aos policiais agraciados com a comenda. Segundo ele, a homenagem representa o reconhecimento institucional à dedicação de cada homenageado. “Todos os senhores merecem essa homenagem e todas as formas de reconhecimento. Cada jornada, cada missão cumprida revela o quanto foi heroica a atuação de cada um dos senhores. Essa decoração representa mais do que uma medalha: ela simboliza a importância de cada um na história do BPCHOQUE”, declarou.

O comandante do BPCHOQUE, tenente-coronel Felipe, observou que a data representa mais do que os sete anos da criação oficial da unidade, ao enfatizar a trajetória construída desde a década de 1970 por militares com atuação voltada ao atendimento de ocorrências de alta complexidade. “Este aniversário não representa apenas um marco recente, mas sim a continuidade de uma história que ultrapassa 47 anos de existência, forjada com coragem, disciplina e espírito de sacrifício”, disse.

Durante sua fala, Felipe também destacou que a Medalha do Mérito do Batalhão de Choque foi instituída em setembro de 2023, tendo sua primeira entrega realizada em junho de 2024. De acordo com o comandante, a honraria é um reconhecimento simbólico àqueles que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento e o fortalecimento da unidade.

Criado oficialmente em 2018, o BPCHOQUE tem como atribuição principal a atuação em ações de alta complexidade, apoio a outras unidades da Polícia Militar de Rondônia e resposta a situações de distúrbio civil, reintegrações de posse, crimes em áreas de risco, operações com cães, em regiões de fronteira e na defesa ambiental.

A origem da tropa especializada remonta ao ano de 1977, com a criação de duas companhias precursoras. Em 1982, foi instituída a Companhia de Polícia de Choque, seguida, em 1987, pela Companhia de Operações Especiais (COE), que permaneceu ativa até 2018. Neste ano, a estrutura foi reorganizada, dando origem ao atual Batalhão de Polícia de Choque da PMRO.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: