Deputada federal de Rondônia ressalta que medida permite o parcelamento de dívidas previdenciárias, altera regras para pagamento de precatórios e amplia a margem de uso orçamentário pelos gestores locais
Porto Velho, RO – A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 66/2023, que trata do parcelamento de dívidas previdenciárias dos municípios e da alteração nas regras de pagamento de precatórios. A deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO) se manifestou favoravelmente à proposta e avaliou que a medida contribui para o equilíbrio fiscal dos entes locais.
De acordo com a parlamentar, o texto aprovado assegura a possibilidade de parcelamento das dívidas das prefeituras tanto no Regime Geral quanto no Regime Próprio de Previdência Social, alinhando essas condições às regras já praticadas pela União.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
“Em resumo, a PEC 66 concede um novo prazo de parcelamento para os precatórios, contribuindo para o sistema previdenciário e ajudando na saúde fiscal dos municípios, muitos deles endividados e sem condições de realizar investimentos e manter o custeio da máquina pública”, afirmou Sílvia Cristina.
Além do parcelamento, a proposta também permite que os municípios adotem nova metodologia para o pagamento de precatórios e autoriza a desvinculação de receitas. Segundo a deputada, esse último ponto amplia a margem de manobra orçamentária e oferece mais liberdade para que os gestores locais realizem investimentos.
A PEC 66/2023, após aprovação na Câmara, seguirá para análise do Senado Federal.