Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

TRATAMENTO
Tecnologia de ponta no Lacen aprimora monitoramento de pacientes com HIV em Rondônia

🛠️ Acessibilidade:

Equipamentos modernos permitem análise detalhada do sistema imunológico e ajuste preciso no tratamento

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 21/07/2025 - 08h12

Conteúdo compartilhado 165 vezes

Porto Velho, RO – O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) emprega tecnologia laboratorial avançada para o acompanhamento clínico de pacientes com HIV. Por meio da análise das células CD4 e CD8, realizada com equipamentos modernos, é possível avaliar a resposta ao tratamento. Os procedimentos seguem os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

As amostras para os exames são coletadas no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e encaminhadas ao Lacen, que realiza a avaliação do sistema imunológico. Com base nesses resultados, os profissionais de saúde podem ajustar a medicação de forma mais adequada.

Os testes são realizados com o uso de tecnologias como o equipamento Cobas 5800, voltado à análise da carga viral, e o FACSLyric, citômetro de fluxo de alta sensibilidade. Para operar esses dispositivos, os profissionais do laboratório recebem treinamentos regulares e seguem métodos avaliativos definidos pelo Ministério da Saúde. Os insumos e aparelhos são fornecidos em parceria entre o governo federal e o governo estadual.

A diretora-geral do Lacen/RO, Ciciléia Correia, afirmou que o monitoramento realizado pelo laboratório é parte essencial na resposta nacional ao HIV/AIDS. “Monitoramos a eficácia do tratamento, que contribui para o controle da transmissão, salvando vidas e promovendo a saúde coletiva”, declarou.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jefferson Rocha, a estrutura laboratorial do Lacen é determinante para o diagnóstico e tratamento eficaz. “O Lacen é uma referência em precisão diagnóstica. Contar com essa estrutura moderna permite que o paciente tenha o tratamento mais adequado, no tempo certo. Isso impacta diretamente na qualidade de vida e na interrupção da cadeia de transmissão”, afirmou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância dos investimentos em estrutura laboratorial para oferecer suporte técnico à rede de saúde e garantir maior precisão nos diagnósticos.

Além da análise de carga viral e contagem de células, o Lacen realiza testes sorológicos para detectar anticorpos, exames confirmatórios como o Western Blot, e identificação de mutações genéticas que indicam resistência aos medicamentos, possibilitando a personalização do tratamento.

A integração entre o Lacen e a rede de saúde estadual tem contribuído para ações voltadas ao controle da infecção por HIV e à promoção da saúde no estado.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: