Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

FALANDO SÉRIO
Rocha reafirma abalo na relação com o vice; Camargo sai em defesa de Bolsonaro; e o mistério do áudio vazado continua

🛠️ Acessibilidade:

O brasileiro tem a memória curta?

Por Herbert Lins - terça-feira, 22/07/2025 - 08h50

Conteúdo compartilhado 231 vezes

CARO LEITOR, quem lembra do personagem assumido por Jair Bolsonaro – um deputado do baixo clero – para chegar à presidência da República? Para quem não lembra, vale a máxima de que brasileiro tem a memória curta, já para quem lembra, não pode esquecer do vocabulário: “grande dia”, “deixem de mimimi”, “acabou, porra!”. Além de outras pequenas frases de efeito que viralizaram nas redes sociais e nos diálogos carregados de ódio para justificar o voto no capitão antissistema. Entretanto, a massa da direita e da extrema-direita parece não enxergar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) fazia parte do sistema há quase três décadas como deputado federal. Contudo, criou uma plataforma como candidato antissistema à presidência da República, por sua vez, ganhou a eleição e governou enfrentando o sistema político brasileiro sem retaguarda e calculando cada movimento no jogo do poder. Para quem sabe um pouco de história e tem memória, poucos personagens antissistema conseguiram sobreviver no jogo do poder.

Jesus

Na escala universal, sem querer polemizar, Jesus Cristo foi um personagem que questionou e desafiou práticas e interpretações da lei judaica, entrando em conflito com líderes religiosos e escribas da época. Ou seja, um crítico do sistema religioso judaico.

Aproximou

Não estou inventando, está na Bíblia que Jesus Cristo se aproximou dos excluídos, ou seja, se relacionou com pecadores, publicanos e outras pessoas marginalizadas pela sociedade, o que foi visto como uma transgressão pelos religiosos daquele período.

Mensagem

Jesus Cristo trouxe a mensagem de um reino diferente, ou seja, o Reino de Deus, que seria um reino de justiça e amor, contrastava com a ordem social e política estabelecida na época dominada pelo Império Romano.

Ameaça

Embora Jesus Cristo não tenha liderado uma revolta armada, sua mensagem, pregações e ações foram vistas como uma ameaça ao domínio romano na região. Neste caso, ele desafiou o poder romano e os líderes religiosos da época.

Lei

Jesus Cristo se considerava judeu e frequentava o templo, seguindo as tradições religiosas de sua época. Ele afirmou que não veio para abolir a lei, mas para cumpri-la e orientava seus seguidores a obedecerem às autoridades, incluindo o império romano.

Enfrentaram

Calma aí, gente, não estou querendo comparar Jair Bolsonaro, Juscelino Kubitschek, João Goulart, Miguel Arraes, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Leonel Brizola, Dilma Rousseff, Luís Carlos Prestes, Rubens Paiva, Darcy Ribeiro, Luís Inácio Lula da Silva, entre outros, a Jesus Cristo que enfrentou o sistema político no jogo do poder.

Reflexão

Busquei apenas o nome de Jesus Cristo na História universal como exemplo de quem foi esmagado pelo sistema político da sua época. Para reflexão, preferi citar nomes nacionais para o leitor buscar a biografia de cada um desses personagens, identificar quem e como conseguiram se reinventar depois de enfrentar e ser esmagado pelo sistema político no jogo do poder.

Jogo

Dado aos movimentos políticos do Clã Bolsonaro e da extrema-direita, o provável e o improvável podem acontecer diante do cenário político posto. No marketing político e eleitoral, recomenda-se não interromper o adversário quando ele estiver errando, apenas bloqueá-lo como se faz com o competidor rival no jogo de voleibol.

Prisão

Ontem (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) descumpriu as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes (STF). Esse deu 24 horas para os advogados do Bolsonaro justificarem o descumprimento. No caso de descumprimento, a punição poderá ser a prisão.

Ausência

Em resposta aos eleitores, questionei sim, parlamentares rondonienses apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), pela ausência de publicações em defesa do próprio no feed no Instagram, linha do tempo do Facebook ou TikTok, depois que passou a usar a tornozeleira eletrônica por determinação do ministro Alexandre de Moraes (STF).

Correção

Para efeito de correção de percurso, logo após o episódio do uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), por determinação do ministro Alexandre de Moraes (STF), o deputado federal delegado Thiago Flores (Republicanos) publicou no story do Instagram e Facebook a expressão: “abuso de poder” e a hashtag #DitaduraDaToga.

Abalada

Ontem (21), o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) esteve no Programa Conexão Rondoniaovivo, onde falou sobre diversos assuntos com o jornalista Ivan Frazão. Durante a entrevista, Rocha reforçou a relação abalada com o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil).

Senado

No Programa Conexão Rondoniaovivo, o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) reforçou que o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) foi desleal e chamou Sérgio para conversar e não teve resposta. Por sua vez, afirmou que será candidato ao Senado em 2026.

Senado

Diante da fala e da afirmativa do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), deverá deixar o governo no início de abril do próximo ano para disputar uma vaga ao Senado Federal. Neste caso, o governo vai cair no colo do vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil), porém, deverá assumir com a imagem desgastada por conta da relação abalada com Rocha.

Emocional

Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Como o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) deixará o governo no início de abril do próximo ano para disputar uma vaga ao Senado, o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) precisa recorrer à inteligência emocional para lidar com razões, emoções e sentimentos com a transição do cargo entre ele e Rocha.

Revelações

O podcast Resenha Política do jornalista Robson Oliveira, exibido logo mais no Jornal Eletrônico www.rondoniadinamica.com.br com a secretária de Estado de Assistência Social, primeira-dama Luana Rocha, traz revelações bombásticas da relação do governador Coronel Marcos Rocha e dos irmãos Júnior e Sérgio Gonçalves.

Defesa

O deputado estadual delegado Rodrigo Camargo (Republicanos) saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) devido ao uso da tornozeleira eletrônica mediante decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF).

Moda

Para o deputado estadual delegado Rodrigo Camargo (Republicanos): “Bolsonaro sem nenhuma condenação e já está de tornozeleira, proibido de falar, proibido de postar e proibido até mesmo de conversar com o filho. É isso mesmo. Tornozeleira sem crime, punição sem sentença. Quem pensa diferente é perseguido na cara dura. Essa é a nova moda no Brasil.”

Participou

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) participou na manhã de ontem (21) do pavilhão nacional de abertura dos festejos do 37º aniversário da emancipação político-administrativa do município de Nova Mamoré. Como presente para o município Berço do Madeira, Alan anunciou emenda parlamentar de R$ 1 milhão para saúde e para obras de infraestrutura.

Áudios I

Segue a pergunta: Quem vazou os áudios da reunião entre vereadores e o secretário de Governo Sérgio Paraguassu, antes da votação da autorização do empréstimo entre a prefeitura da capital e instituições bancárias?

Áudios II

O vazamento dos áudios sugerindo uma suposta barganha dos vereadores e a gestão do prefeito Léo Moraes (Podemos) espalhou-se como rastilho de pólvora nas redes sociais. Vereadores gravados cobraram do presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Gideão Negreiros (PSDB), uma criteriosa apuração para identificar e punir o responsável.

Limpeza

O vereador Wanoel Martins (PSD) esteve acompanhando de perto os trabalhos de limpeza urbana realizados pela Prefeitura de Porto Velho no Bairro Triângulo. Na oportunidade, Wanoel percorreu as principais ruas do bairro, conversando diretamente com os moradores e ouvindo suas demandas.

Sério

Falando sério, a imagem de Jesus Cristo como um personagem antissistema é uma interpretação possível, baseada em suas críticas às estruturas de poder da época e sua mensagem de transformação social mediante a existência do Reino de Deus com justiça, fartura e sem hierarquia social. Tais mensagens repercutiram e, séculos mais tarde, deram origem às diversas vertentes religiosas.

AUTOR: HERBERT LINS





COMENTÁRIOS: