Polícia Civil cumpre mandados, apreende armas e drogas em ação conjunta realizada em Vilhena e Colorado do Oeste
Porto Velho, RO – Na sexta-feira (25), a Polícia Civil de Rondônia coordenou a Operação Catarse, realizada em conjunto com outras forças de segurança pública. A ação teve foco no combate ao crime organizado, com atuação concentrada nos municípios de Vilhena e Colorado do Oeste, visando o enfrentamento ao tráfico de drogas e à prevenção de homicídios.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
A operação contou com a participação de 83 profissionais, entre policiais civis, militares e peritos da Polícia Técnico-Científica (POLITEC). No total, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, as equipes apreenderam cinco armas de fogo — duas espingardas, um revólver calibre .38, uma pistola calibre .380 e uma garrucha calibre .22 — além de munições de diversos calibres. Também foram localizados 1,150 kg de maconha, além de porções de crack e cocaína.
A denominação “Catarse” foi escolhida por seu significado ligado à expulsão de elementos considerados nocivos, conceito oriundo da filosofia e medicina da Grécia Antiga. Segundo a Polícia Civil, o termo foi adotado como símbolo da retirada de estruturas ligadas à criminalidade.
A instituição informou que as atividades de investigação e repressão terão continuidade, destacando que a operação faz parte de uma estratégia para fortalecer a segurança pública no Cone Sul e em outras regiões do Estado, com ações coordenadas e de caráter técnico.