Estado figura entre os líderes do país, com estimativa de avanço de 5,5% no ano
Porto Velho, RO – Rondônia passou a ocupar a segunda posição no ranking nacional dos estados com maior expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025. De acordo com a Resenha Regional de uma instituição financeira, atualizada em julho, o estado, que anteriormente dividia o segundo lugar com outro ente federativo com projeção de 4,7%, passou a registrar isoladamente uma estimativa de 5,5%, ficando atrás apenas do Mato Grosso e assumindo a liderança entre os estados da Região Norte.
O governador Marcos Rocha comentou o cenário, destacando o momento de crescimento econômico com investimentos em áreas diversas e a ampliação de cursos profissionalizantes gratuitos, que têm impulsionado a qualificação de mão de obra no estado. Segundo ele, novas empresas estão sendo abertas, cadeias produtivas ampliadas e a exportação tem se destacado. “Rondônia está batendo recordes de exportações e destaca-se com a segunda menor taxa de desemprego, e agora colhe mais essa conquista, dispara no crescimento do PIB no Brasil”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Rocha também mencionou iniciativas ligadas à educação. Conforme destacou, Rondônia possui a sexta melhor posição nacional e detém o Selo Ouro em Alfabetização. Ele também citou a atuação das escolas móveis de educação profissional que atendem os 52 municípios, com reconhecimento nacional e internacional.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Lauro Fernandes, avaliou que o desempenho de Rondônia é reflexo da vocação agrícola e da atividade intensa nos setores de comércio e serviços. Ele afirmou que as políticas públicas estão fortalecendo a economia local. “Rondônia é esse cantinho especial no Brasil, onde as políticas públicas voltadas para fortalecer a economia estão alcançando muito sucesso, resultando em um estado cheio de empresas, empregos e repleto de conquistas”, declarou.
A análise do PIB estadual considera a soma de bens e serviços produzidos. De acordo com o levantamento, a posição de destaque está associada à atuação conjunta entre políticas públicas e à resposta da população, que tem aproveitado as oportunidades de crescimento econômico.