Evento realizado pela prefeitura levou apresentações juninas e forró ao centro da capital durante dois dias
Porto Velho, RO – O Arraial do Mercado Cultural, organizado pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Fundação Cultural (Funcultural), ocorreu na sexta-feira (25) e no sábado (26) de julho, reunindo apresentações de quadrilhas e atrações musicais no centro da cidade.
A programação teve início com a quadrilha mirim Rádio Farol, seguida pelos grupos Nova Junina do Orgulho e Matutinhos do Triângulo. A cantora Lene Ventura foi responsável pelo encerramento da primeira noite, com um repertório que atraiu a participação do público.
No segundo dia, as atividades começaram com a quadrilha mirim JUABP. Em seguida, houve apresentações do boi-bumbá mirim Veludinho e dos grupos Rosas de Ouro e Rosa Divina. A programação foi finalizada com show da Banda Estação do Forró.
Durante o evento, o público acompanhou as apresentações em clima junino. A atriz Agrael de Jesus acompanhou o arraial e comentou: “Estou amando! Ver essas crianças dançando com tanta alegria e organização é de encher os olhos. A festa está linda”.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
A dona de casa Inês do Prado compareceu ao evento junto ao marido, Rogério Noronha, e também comentou sobre as atrações: “Eu estou encantada com a coreografia dessas crianças. A quadrilha mirim está um espetáculo. Estou amando tudo”.
A professora Fran Pereira esteve no local ao lado do filho Andrei Soles, de 8 anos. Ela destacou o valor da participação familiar nas atividades culturais: “Faço questão de trazer minha família para esses momentos. A cultura popular precisa ser vivida e valorizada. Trouxe meus filhos e ainda aproveitamos para saborear um tacacá delicioso”.
De acordo com o presidente da Funcultural, Antônio Ferreira, o evento teve como objetivo garantir espaço para as quadrilhas infantis. “Nossas crianças não se apresentaram no arraial da Prefs, e hoje estamos proporcionando esse momento aqui no Mercado Cultural, atendendo a um pedido do nosso prefeito Léo Moraes”.
Ele acrescentou que a proposta foi além do entretenimento. “Mais que uma festa, o Arraial é um espaço de fortalecimento das nossas raízes e incentivo às novas gerações. É isso que queremos promover em cada ação cultural”.
O local foi decorado com elementos tradicionais, como bandeirolas, palhas e iluminação temática, criando o ambiente típico das festas juninas. A realização também movimentou o comércio local, com empreendedores vendendo produtos ao público presente. A entrada foi gratuita.