Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

FALANDO SÉRIO
Chrisóstomo é um novo Odacir Soares?; Hildon e sua força no interior; e o poder do Avante para 2026

🛠️ Acessibilidade:

Show de extremismo ideológico de Michelle no Acre e na Paraíba deve fazer Lula torcer para que a substituta de Bolsonaro seja mesmo a sua esposa

Por Herbert Lins - segunda-feira, 28/07/2025 - 10h08

Conteúdo compartilhado 144 vezes

CARO LEITOR, a ex-primeira-dama e presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, como representante da ala feminina do Partido Liberal, cumpriu agenda recentemente nos estados do Acre e Paraíba. Os encontros com o tema “Juntas transformando o Brasil”, segundo a própria Michelle, levam uma “mensagem de fé e esperança para mulheres, famílias e o povo do bem”. Analisando o discurso da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro no Acre e na Paraíba, da sua boca sai um show de extremismo ideológico e deve fazer o presidente Lula (PT-SP) torcer para que a substituta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) seja mesmo a sua esposa. O bolsonarismo e a extrema-direita são contra ideologia, porém, na prática, é bastante diferente por seguir a pauta internacional ideológica da extrema-direita liderada e defendida por Steve Bannon, além de políticos populistas da extrema-direita em escala mundial. Neste caso, não muito distante da pauta ideológica da extrema-direita, a passagem de Michelle Bolsonaro (PL-DF) pelo Acre e Paraíba foi marcada por discursos inflamados, ataques ideológicos e declarações preconceituosas e excludentes.

Ironizou

No Acre e na Paraíba, a ex-primeira-dama e presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, afirmou que “a minoria tem lugar no inferno” ao criticar o que chamou de “falsa esquerda socialista”. Michelle ironizou o uso de marcas de “luxo”, como o “aparelho de celular iPhone, pelos esquerdistas”.

Justificar

Para justificar a crítica à “falsa esquerda socialista”, a ex-primeira-dama e presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, disparou: “Eu posso usar grife porque não sou contra o capitalismo. Agora, os socialistas do Brasil querem usar iPhone, viajar para a Europa, usar bolsa de grife. Já nos Estados Unidos ficou mais difícil, né?”

Dente

Na mesma fala, Michelle Bolsonaro (PL-DF) usou o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica como exemplo de “socialismo verdadeiro”, com “dente podre” e “casa caindo aos pedaços” e dirigindo um “fusca caindo aos pedaços”, sugerindo que quem discorda dela politicamente deveria viver em condições precárias.

Disputa

Michelle Bolsonaro (PL-DF) também afirmou que o Brasil vive hoje uma disputa entre “vida e morte” e pediu o apoio dos acreanos e dos paraibanos ao projeto político da extrema-direita bolsonarista para o país.

Argumentos

Apesar do tom messiânico no discurso, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF) não é empresária, tampouco possui carreira profissional registrada em grandes áreas de atuação. Além disso, demonstra que faltou ou não prestou atenção às aulas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia quando usa argumentos rasos para defender o capitalismo.

Conheceu

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF) completou o ensino médio em uma escola pública de uma cidade satélite do Distrito Federal, foi estagiária e secretária parlamentar na Câmara dos Deputados entre 2004 e 2008. Lá, ela conheceu seu futuro marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), já divorciado duas vezes e símbolo na defesa da família tradicional cristã.

Socialização

Os pensadores, a exemplo de Karl Marx, Max Weber, Adam Smith, Pierre Bourdieu, Celso Furtado, Caio Prado Júnior e outros, defendem a socialização do conhecimento e acesso e oportunidades para todos, ou seja, a possibilidade de estudar, trabalhar, receber pelo seu trabalho e, com isso, adquirir os bens duráveis e não duráveis, a exemplo do iPhone.

Resposta

Vale lembrar a resposta do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), à crítica da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF) em relação à necessidade da construção de uma ponte no Vale do Juruá, no Acre. Uma guerra de narrativas para construção de uma nova ponte no extremo-oeste brasileiro. Quem dera todos os ministros tivessem uma comunicação tão eficaz quanto a comunicação política de Renan Filho.

Manifestação

O acampamento em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), como manifestação silenciosa iniciada pelo deputado federal Hélio Negão (PL-RJ) – ele é daqueles parlamentares mudos em plenário – não durou 72 horas. Por ordem do ministro Alexandre de Moraes (STF), foram removidos do local pela Polícia Militar do Distrito Federal.

Garante

O deputado federal Hélio Negão (PL-RJ) acampou vestindo uma camisa com a bandeira de Israel, um esparadrapo na boca, uma Bíblia e uma Constituição nas mãos em protesto às decisões do ministro Alexandre de Moraes (STF). Mas não é a Bíblia e a Constituição que garantem o caráter de ninguém e, muito menos, princípios cristãos, solidariedade e retidão na vida pública.

Casquinha

O senador Magno Malta (PL-ES) e os deputados federais Zé Trovão (PL-SC) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO) tentaram tirar uma casquinha na manifestação silenciosa iniciada pelo deputado federal Hélio Negão (PL-RJ) em frente ao STF. Essa ânsia de protagonismo de representantes políticos da extrema-direita está destruindo a direita em sua base.

Fidelidade

Eu não estava em Rondônia, mas lendo alguns artigos e livros do historiador rondoniense Francisco Matias, além de considerar depoimentos de jornalistas e líderes políticos que viveram a época, é possível comparar a atuação do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) com o ex-senador rondoniense Odacir Soares (PP-RO) no tocante à fidelidade ao líder maior.

Derreter

Por que a comparação entre Chrisóstomo e Odacir no tocante à fidelidade ao líder maior? O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) segue fiel ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). Já o ex-senador Odacir Soares (PP-RO) seguiu fiel ao ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRD-AL) ao ponto de derreter politicamente.

Engana-se

Para quem aposta que o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), é um total desconhecido no interior na disputa pelo Palácio Rio Madeira, engana-se. Hildon já residiu em Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena antes de residir em Porto Velho e ser eleito prefeito da capital.

Tapetão

Contudo, forças ocultas trabalham para criar impedimentos legais para deixar o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), fora da disputa nas eleições de 2026. Neste caso, querem puxar o tapete de Hildon e vencê-lo no tapetão.

Cultura

O secretário Paulo Higo segue fazendo a diferença à frente da SEJUCEL. Com o objetivo de incentivar, reconhecer e fortalecer iniciativas culturais que transformam a realidade de comunidades em Rondônia. Para isso, a pasta da cultura lançou o Edital nº 4/2025, voltado à premiação de Pontos e Pontões de Cultura, no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva.

Avante

O ex-deputado estadual e presidente do partido Avante em Rondônia, Jair Montes, participou do encontro nacional da sigla em Belo Horizonte, capital mineira. Na bagagem, Jair trouxe novidades para fortalecer o Avante em Rondônia na disputa eleitoral nas eleições de 2026.

Regar

Segundo o ex-deputado estadual Jair Montes, o Avante vai trabalhar para eleger três deputados estaduais e um federal nas eleições de 2026. Vale ressaltar que, dentre as legendas nanicas, o Avante foi o primeiro a regar as campanhas eleitorais de candidatos a deputados nas eleições de 2022 e de vereadores nas eleições de 2024.

Inverso

Existia o acordo interno do Avante do vereador Dr. Breno Mendes ser candidato a deputado federal e Zé Paroca a deputado estadual. Mas como acordos em políticos foram feitos para serem desfeitos, Breno voltou de Belo Horizonte com desejo inverso, ou seja, ele para estadual e Paroca para federal.

Irregularidades

Viralizou no final de semana um vídeo denunciando supostas irregularidades na pavimentação asfáltica no estacionamento do Centro de Convenções da Igreja Assembleia de Deus e a Prefeitura de Porto Velho. O vídeo insinua a falta de convênios ou contratos formais entre a prefeitura e a igreja para a execução da obra.

Apuração

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Probidade Administrativa, conduzida pelo promotor de justiça Geraldo Henrique Ramos do Maranhos, formalizou apuração da suposta irregularidade mediante a Notícia do Fato nº 3025-0001-00378-3229. A SEMOB tem dez dias para esclarecer as denúncias em relação à suposta irregularidade na pavimentação asfáltica no estacionamento do Centro de Convenções da Igreja Assembleia de Deus e à Prefeitura de Porto Velho.

Ji-Paraná

O prefeito de Ji-Paraná, Afonso Mabel (PL), continua patinando na gestão municipal. Afonso se justifica à população, argumentando que recebeu a prefeitura arrasada pelo ex-prefeito Isau Fonseca (União Brasil). Neste caso, a receita para Afonso é simples: austeridade, planejamento e estabelecer prioridades.

Nova Mamoré

Em conversa com o vereador Adalto Ferreira (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de Nova Mamoré, negou a existência de quaisquer irregularidades naquela Casa de Leis. Inclusive, não tem receio e nem medo da fiscalização por parte do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE/RO.

Sério

Falando sério, o presidente Lula (PT), como um bom torcedor do Corinthians, deve estar rezando todos os dias para que a substituta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), hoje inelegível, com tornozeleira eletrônica e prestes a uma condenação por tentativa de golpe de Estado, seja, de fato, sua esposa Michelle Bolsonaro.

AUTOR: HERBERT LINS





COMENTÁRIOS: