Evento ocorrerá em 2 de agosto com expectativa de público superior a 80 mil pessoas; organização contará com apoio logístico de secretarias municipais e R$ 300 mil em recursos
Porto Velho, RO – A cidade de Porto Velho sediará, no dia 2 de agosto, a 31ª edição da Marcha para Jesus. O evento integra o calendário oficial do município e será promovido pelo Conselho dos Pastores, reunindo milhares de participantes de diversas denominações religiosas.
A Prefeitura será parceira direta na realização da marcha, com a atuação de várias secretarias municipais, entre elas: Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) e Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural). Essas equipes serão responsáveis por ações como interdição de vias, serviços de limpeza, apoio à mobilidade, segurança e montagem da estrutura de palco e som no local de encerramento do percurso.
O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Moraes, afirmou que “mais do que uma manifestação espiritual, a Marcha para Jesus é também um momento de integração social e valorização da cultura cristã. A gestão municipal entende a importância do evento e, por isso, não apenas apoia, mas também colabora com sua organização, oferecendo toda a estrutura necessária para garantir conforto, segurança e acesso à população”.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
O evento também contará com investimento financeiro de R$ 300 mil, oriundo de emenda parlamentar da deputada federal Cristiane Lopes. O valor será destinado à infraestrutura e ampliação da capacidade de atendimento ao público.
A programação terá início às 15h, com concentração no Centro Político Administrativo (CPA). A saída está marcada para as 16h pela Avenida Farquar, com chegada prevista às 18h30 no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Às 19h30 haverá um ato cívico com a presença de autoridades, seguido, às 21h, de apresentação musical com o cantor Isaías Saad.
Durante o lançamento oficial da marcha, o prefeito Léo Moraes destacou o papel da administração em apoiar manifestações comunitárias. “Porto Velho é uma cidade de fé, e o papel da Prefeitura é dar voz e vez a todos os segmentos. As instituições cristãs são grandes aliadas da gestão pública no cuidado com as pessoas, promovendo inclusão, apoio social e espiritual. A Marcha para Jesus é uma celebração de tudo isso: união, solidariedade e esperança”, declarou.
Segundo dados do IBGE, mais de 80% dos moradores da capital se declaram cristãos, sendo que os evangélicos correspondem a aproximadamente 40% da população, o que representa o terceiro maior percentual entre as capitais brasileiras. A organização estima que mais de 80 mil pessoas participem do evento, o que deve impactar setores como comércio, hotelaria e alimentação, com a presença de fiéis oriundos de Rondônia, Acre, Amazonas e outras regiões.
A Marcha para Jesus é promovida em diversas cidades do Brasil e reconhecida internacionalmente. Em Porto Velho, é realizada pelo Conselho dos Pastores e aberta à participação de pessoas de diferentes religiões, incluindo evangélicos, católicos, espíritas e simpatizantes.