Agremiação fundada em 2019 se apresenta novamente no evento com 70 brincantes e aposta na superação para alcançar o título
Porto Velho, RO – A quadrilha Nova Junina do Orgulho participará da edição 2025 do Arraial Flor do Maracujá com o tema “O Sonho de um Vaqueiro”. Fundada em 2019, a agremiação é reconhecida por apresentações marcadas por ritmo e identidade cultural. Embora ainda não tenha conquistado o título de campeã, mantém alta expectativa para este ano e trabalha em ritmo intenso para a apresentação.
O evento será realizado entre 1º e 10 de agosto no Parque dos Tanques, em Porto Velho. Em sua 41ª edição, o Arraial Flor do Maracujá é promovido pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), reunindo manifestações folclóricas de todo o estado, como quadrilhas juninas e bois-bumbás.
A Nova Junina do Orgulho conta com 70 brincantes, além de uma estrutura de apoio composta por nove membros da diretoria e dez coordenadores. Os ensaios ocorrem de segunda a sexta-feira, às 22h30, na quadra da Escola Maria Francisca, localizada no Conjunto Habitacional Orgulho do Madeira, na Zona Leste da capital.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Segundo a presidente Vanessa Marães Carvalho, a preparação é conduzida com empenho coletivo. “Estamos trabalhando com muito amor, disciplina e união. Cada passo é um sonho sendo construído, e acreditamos que esse ano podemos surpreender e alcançar nosso tão esperado título.”
O governador Marcos Rocha afirmou que o Arraial representa a cultura e a força do povo de Rondônia. “As apresentações encantam o público com talento, criatividade e dedicação. O governo de Rondônia tem trabalhado e investido na valorização e preservação das tradições, apoiando quem faz da cultura uma ponte de identidade e inclusão.”
Versão mirim do grupo apresenta espetáculo inspirado no “Sítio do Pica-Pau Amarelo”
A Nova Junina do Orgulho Mirim, também presidida por Vanessa Marães Carvalho, está no Grupo Especial das quadrilhas juninas mirins. Com três anos de atuação, o grupo terá como tema para a edição de 2025 o universo do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. A coreografia está a cargo de Railson Fonseca, que busca representar personagens clássicos da literatura infantil brasileira no palco.
O secretário da Sejucel, Paulo Higo, comentou sobre a importância das iniciativas culturais. “É emocionante ver o quanto as quadrilhas juninas crescem e se dedicam ano após ano. O tema ‘O Sonho de um Vaqueiro’ promete tocar o coração do público, e iniciativas como a Junina Mirim, com o ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, mostram que a cultura popular também é construída pelas novas gerações. A Sejucel segue firme em promover e fortalecer esse movimento que é feito por artistas, brincantes e sonhadores de todo o estado.”