Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

AGRONEGÓCIO
Alex Redano participa da abertura da Agroari 2025 e reafirma posição contra taxação do agronegócio

🛠️ Acessibilidade:

Parlamentar destacou ações da CPI das Reservas e investimentos no Vale do Jamari durante evento em Ariquemes

Por Informa Rondônia - terça-feira, 29/07/2025 - 12h07

Conteúdo compartilhado 183 vezes

Porto Velho, RO – O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou neste domingo (27) da abertura oficial da Agroari 2025, realizada no estande da Prefeitura de Ariquemes. O evento, que ocorre de 27 a 30 de julho, tem como tema “Inovação e Pecuária Intensiva” e conta com atividades como concurso leiteiro, concurso regional da qualidade do café, festival do tambaqui, palestras, oficinas e vitrines tecnológicas voltadas ao fortalecimento do agronegócio.

Durante seu pronunciamento, Redano falou sobre o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas, que apura possíveis irregularidades na criação de áreas ambientais no estado. “Comprovamos que não houve respeito ao rito legal. São mais de 4.500 famílias vivendo em áreas produtivas de pasto, café e criação de gado. Tirar essas pessoas do campo e jogá-las para a cidade não é solução. Vai ter emprego para todos? Não vai. Precisamos de soluções justas”, declarou.

O parlamentar reafirmou seu compromisso com o setor produtivo e se manifestou contra a taxação do agronegócio. “Tenho um compromisso claro com o nosso povo: não vamos taxar o agro. O agro sustenta Rondônia. Como presidente da Assembleia Legislativa, atuo com responsabilidade, diálogo e respeito aos demais deputados. Fomos duramente criticados por barrar um projeto de R$ 10 milhões que seria 100% destinado à fiscalização da Sedam. Inclusive, recebi um ofício do então ministro Flávio Dino pedindo explicações. Mas deixo claro: esse recurso deveria ser investido em estradas, apoio direto ao produtor, distribuição de fertilizantes e calcário. Não podemos concordar com o aumento de uma fiscalização que já ultrapassou todos os limites. Se não abrirmos os olhos, o excesso de rigidez ambiental vai travar Rondônia”, afirmou.

Redano também mencionou que já destinou mais de R$ 100 milhões em emendas parlamentares para o Vale do Jamari, priorizando obras de infraestrutura rural. Segundo ele, os recursos foram aplicados em serviços de cascalhamento, substituição de pontes por tubos armcos, aquisição de implementos agrícolas, fertilizantes e calcário. “Esse dinheiro fica em Rondônia, movimenta a economia e fortalece o Estado”, ressaltou.

Ao encerrar, parabenizou a prefeita Carla Redano pela gestão em Ariquemes e agradeceu a parceria com vereadores e entidades como a Aprosoja. “A união tem feito a diferença. Ariquemes está preparada, com novas oportunidades chegando. Temos que seguir firmes, pensando nas futuras gerações”, finalizou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: