Evento será realizado de 1º a 10 de agosto em Porto Velho e contará com 44 brincantes representando a comunidade do Residencial Morar Melhor
Porto Velho, RO – Porto Velho sediará, de 1º a 10 de agosto, o Arraial Flor do Maracujá, promovido pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). Entre as atrações confirmadas, está a apresentação da Quadrilha Mirim Luar do São João, representante da comunidade do Residencial Morar Melhor, que levará ao evento o tema “Sol e Chuva, o casamento no Morar é o melhor que há”.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que o Flor do Maracujá é um patrimônio cultural do estado, preservando tradições, fortalecendo a cidadania com a participação de crianças e adultos e contribuindo para o turismo e a economia local.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Fundada em 2022 pela presidente Venis Andrade, a quadrilha surgiu com a proposta de incluir crianças da comunidade nas tradições juninas. Inicialmente chamada “Viva Anarriê”, adotou o nome atual em 2023, quando estreou no Flor do Maracujá como grupo de acesso. Em 2024, passou para o grupo especial e conquistou o quarto lugar entre as quadrilhas mirins do estado.
Com 44 brincantes, os ensaios acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h, na segunda quadra da primeira etapa do condomínio Morar Melhor, em Porto Velho. A direção é formada por duas pessoas e conta com o apoio de 14 coordenadores, entre pais e voluntários.
A presidente destacou que o tema de 2025 simboliza união e força da comunidade, mesmo diante de dificuldades. Ela agradeceu ao grupo GTDF pelo apoio na estreia no evento e reconheceu o empenho das crianças, familiares e equipe de coordenação.
O secretário da Sejucel, Paulo Higo, afirmou que a gestão estadual busca incentivar a cultura em todos os níveis, principalmente as iniciativas comunitárias como a da Luar do São João, e ressaltou que o Flor do Maracujá dá visibilidade a histórias que se tornam parte do patrimônio cultural de Rondônia.