Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CULTURA
Arraial Flor do Maracujá inicia 41ª edição com valorização do folclore e turismo em Rondônia

🛠️ Acessibilidade:

Evento reúne mais de 40 grupos folclóricos e oferece dez dias de apresentações, gastronomia e lazer

Por Informa Rondônia - sábado, 02/08/2025 - 08h45

Conteúdo compartilhado 123 vezes

Porto Velho, RO – O Parque dos Tanques, em Porto Velho, recebeu na noite de sexta-feira (1º) a abertura oficial da 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá. O evento segue até 10 de agosto, com dez dias dedicados à cultura e à história de Rondônia, reunindo atrações folclóricas, opções gastronômicas e atividades de lazer. Mais de 40 grupos se apresentam ao longo da programação, que inclui quadrilhas juninas e boi-bumbá.

Considerado Patrimônio Cultural de Rondônia e um dos maiores eventos folclóricos da Região Norte, o arraial é promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). De acordo com o governador Marcos Rocha, a iniciativa fortalece o turismo e valoriza as tradições regionais. “O Arraial Flor do Maracujá valoriza as tradições folclóricas do estado. É uma opção de diversão para a população, uma oportunidade de acolher visitantes de todo o estado e de outros cantos do Brasil e ainda fomenta a economia.”

Entre as novidades desta edição está a ampliação das arquibancadas, agora instaladas também de frente para o palco, aumentando o número de assentos disponíveis. O espaço conta ainda com área reservada para imprensa e criadores de conteúdo, além da presença de diversas secretarias estaduais oferecendo serviços ao público.

A abertura contou com apresentações do Grupo Carimbó Acreditar, Quadrilha Junina Adulta Nação Caipira, Boi-Bumbá Adulto Estrela de Rondônia, Quadrilha Junina Adulta Na Tonga do Cabulete e Quadrilha Junina Adulta Explosão Junina. A estudante Maria Eduarda Barros, integrante da Nação Caipira, relatou que o momento foi a realização de um sonho de infância. “Desde criança, quando minha mãe dançava, eu acompanhava ela nos ensaios, e hoje eu realizei o sonho de me apresentar, foi emocionante, estou muito feliz.”

Visitantes de outras regiões também marcaram presença. A aposentada Maria Gorete Lobato, de Manaus, afirmou que aproveitou a estadia em Rondônia para prestigiar o evento com familiares. “Esse foi um evento bem divulgado, está atraindo muita gente, está muito bonito.” Já a artesã Lucineide Karitana, que participou pela primeira vez, disse que a experiência foi positiva. “É a primeira vez que estamos no Arraial, é um passeio bem diferente, estamos gostando.”

A gastronomia é outro destaque, com barracas oferecendo desde o morango do amor até pratos à base de milho. A comerciante Daiane Garcia apostou nos doces, esperando superar as vendas do ano anterior. “A gente espera o ano inteiro por esse Arraial, as vendas são muito boas e a expectativa é que supere o movimento do ano passado.” Alzira de Freitas, especializada em receitas de milho, destacou a importância da festa para os empreendedores. “O arraial traz uma oportunidade para nós, empreendedores, mostrarmos as nossas mercadorias. É um evento histórico, traz muita gente de fora, estamos aqui para receber todos e fazer boas vendas.”

O secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira de Almeida, informou que a expectativa é de recorde de público. “É um evento que valoriza a identidade cultural de Rondônia, feito com responsabilidade, em um ambiente seguro e com estrutura para as apresentações folclóricas e para que o público possa prestigiar as atrações com conforto.”

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: