Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

TRANSPARÊNCIA
Consulta de regularização de transporte escolar está disponível na Central de Serviços do Detran-RO

🛠️ Acessibilidade:

Pais e responsáveis podem verificar online a situação cadastral dos veículos

Por Informa Rondônia - terça-feira, 05/08/2025 - 08h24

Conteúdo compartilhado 231 vezes

Porto Velho, RO – O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) informa que a situação cadastral dos veículos utilizados no transporte escolar pode ser consultada pela internet. O acesso está disponível na Central de Serviços, na seção “Veículos Escolares”, onde é necessário inserir a placa do veículo para realizar a verificação.

Ao efetuar a consulta, o sistema apresenta o documento de autorização escolar, emitido pelo Detran-RO após vistoria veicular. As informações exibidas incluem ano e modelo do veículo, validade da autorização e confirmação de que está apto para transportar estudantes.

A Central de Serviços integra as ações de modernização tecnológica da autarquia, voltadas à ampliação do acesso e à digitalização dos serviços públicos. O governador Marcos Rocha declarou que a atualização dos sistemas tem o objetivo de agilizar o atendimento e oferecer maior transparência à população.

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a ferramenta de consulta faz parte de um conjunto de soluções desenvolvidas nos últimos meses. “Já temos relatos de pais e mães que dizem se sentir mais seguros tendo na palma da mão a opção de consultar sobre o veículo que está transportando seu filho”, afirmou.

Atualmente, constam no banco de dados do Detran-RO 1.731 veículos escolares cadastrados pelos municípios. O diretor técnico de Veículos, Esli Ferreira, explicou que cada veículo deve passar por vistoria duas vezes ao ano, com validade semestral. O prazo para a vistoria referente ao segundo semestre encerra em 15 de agosto.

Para realizar a consulta, é necessário acessar o Portal do Detran-RO, selecionar a Central de Serviços e clicar na opção “Veículos Escolares”. Em seguida, deve-se inserir a placa, marcar a caixa de verificação (“sou humano”) e seguir o desafio de segurança. O sistema exibirá o documento com todas as informações. Para confirmar a autenticidade, basta copiar o “código verificador”, retornar à tela anterior, selecionar “Validar Autorização” e inserir novamente a placa e o código. O documento original, emitido após a vistoria, deve estar afixado no vidro dianteiro do veículo.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: