Treinamento busca capacitar agentes para uso de instrumentos de menor potencial ofensivo
Porto Velho, RO – O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) e com coordenação do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), realizou na segunda-feira (4) a abertura do XIII Curso de Técnicas Não Letais, em Rolim de Moura. O objetivo é especializar agentes de segurança pública para atuação com Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO).
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
O treinamento visa capacitar policiais militares, civis e outros profissionais da segurança para atuarem como multiplicadores dessas técnicas. O conteúdo aborda legislação, doutrina do uso diferenciado da força e aplicação prática de dispositivos projetados para reduzir a probabilidade de mortes ou lesões graves, mantendo capacidade de incapacitação temporária.
A cerimônia contou com a presença do secretário adjunto da SESDEC, delegado Hélio Gomes Ferreira, e do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel PM Thiago Araujo Santos, além de autoridades, instrutores e participantes.
O curso, coordenado e executado pela Gerência de Integração de Segurança e Fronteira (GISF/SESDEC), com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, terá duração de duas semanas, totalizando 110 horas-aula.