Cláudia de Jesus, do PT, rebate ausência em plenário, critica postura de colegas e diz que Lula visita Rondônia para entregar obras, não para fazer motociata
Porto Velho, RO – A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) se manifestou publicamente, nesta quarta-feira (6), em resposta à aprovação de uma nota de repúdio à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Rondônia. O requerimento foi apresentado pelo deputado Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos) e aprovado durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), ocorrida sem a presença da parlamentar petista.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Cláudia justificou sua ausência na votação e classificou como “assustadora” a decisão da Casa Legislativa. “Fiquei bastante assustada com a decisão daquele plenário”, declarou. Segundo ela, a ausência momentânea no plenário permitiu que a nota fosse aprovada sem seu posicionamento contrário.
Durante a gravação, Cláudia enfatizou os feitos do governo federal no estado, creditando a Lula a retomada de obras antes paralisadas e a entrega de políticas públicas. “O presidente Lula vem pra Rondônia não pra andar de moto, não pra fazer motocicleta”, disse, em referência indireta à visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Rondônia, em maio de 2021, ocasião em que realizou uma motociata ao lado do empresário Luciano Hang, o “Véio da Havan”, na garupa. Na época, Bolsonaro inaugurou a ponte do Abunã, que liga os estados de Rondônia e Amazonas.
A deputada destacou que, diferente daquele episódio, Lula estará em Porto Velho nesta sexta-feira (8) com a finalidade de anunciar investimentos concretos. “O presidente Lula vem a Rondônia para entregar obras, ele vem com as mãos cheias para trazer políticas públicas para o povo rondoniense”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
A cerimônia oficial está marcada para as 15h30 no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho. De acordo com a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente participará do anúncio de aportes federais nas áreas de educação, transporte e energia. O evento requer credenciamento prévio de imprensa.
No mesmo vídeo, Cláudia de Jesus fez questão de exaltar a atuação de Lula em seu terceiro mandato. “Ele tem trabalhado com dignidade, com maestria, e tem contribuído com o desenvolvimento da nação brasileira”, disse. “Ele nunca se omitiu diante das dificuldades.”
Ao final, a parlamentar reforçou o convite à população para comparecer ao evento. “Você é o nosso convidado. Dia 8, na sexta-feira, às 14 horas, no Teatro das Artes, em Porto Velho. Venha participar conosco dessa grande caravana da esperança e desenvolvimento de Rondônia.”
O voto de repúdio
A nota de repúdio aprovada pela ALE-RO foi apresentada por Delegado Camargo, que justificou a iniciativa como uma reação a decisões do governo federal. Em sua fala durante a sessão, o parlamentar citou cortes orçamentários na saúde e educação, supostas fraudes no INSS e críticas à política externa do governo, especialmente em relação aos Estados Unidos e à menção do presidente Lula ao Holocausto, consideradas por ele como minimizantes.
“O governo é guiado pela ideologia socialista, e não pelo interesse do povo”, afirmou o deputado. “Trata-se de um posicionamento firme contra decisões que impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros.”
A visita de Lula a Rondônia ocorre em meio a esse clima de polarização. A expectativa é de que a passagem do presidente por Porto Velho reúna aliados políticos, lideranças regionais e movimentos sociais em torno de sua agenda institucional.