Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

PREPARAÇÃO
Aulão Pré-Enem reúne estudantes em Porto Velho para revisão de conteúdos

🛠️ Acessibilidade:

Atividade gratuita abordou 12 disciplinas e contou com apoio de órgãos municipais e parceria com colégio particular

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 11/08/2025 - 10h59

Conteúdo compartilhado 135 vezes

Porto Velho, RO – No sábado (9), o Teatro Banzeiros, no Centro de Porto Velho, recebeu o Aulão Pré-Enem, promovido pelo Departamento de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e parceria com o Colégio Sapiens. O evento, voltado a estudantes previamente inscritos, foi realizado em dois turnos: das 8h às 11h30 e das 14h30 às 17h40.

Ao todo, foram ministradas aulas de 12 disciplinas, como Redação, Interpretação de Texto, História, Biologia, Física, Química e Sociologia. Cada apresentação teve 30 minutos, em formato de revisão objetiva, com foco nos principais temas cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes receberam material de apoio e concorreram ao sorteio de cinco vagas para o cursinho preparatório do Colégio Sapiens.

O estudante Luiz Henrique, de 17 anos, do 3º ano do Colégio Tiradentes, chegou cedo acompanhado de um amigo para participar da atividade. “Eu almejo tirar boa nota no Enem para cursar Bioquímica, Direito ou Educação Física. Meu sonho é ser coronel da Polícia Militar ou Perito Criminal”, disse.

Segundo o diretor de Políticas Públicas para a Juventude da Semias, Márcio Coimbra, a ação tem impacto direto no acesso ao ensino superior. “O Enem é muito importante. Com a nota, o estudante pode ingressar em faculdades. E a gente sabe como isso é essencial, principalmente para jovens de baixa renda”, afirmou.

A coordenadora do Colégio Sapiens, Marivanda Gonçalves, ressaltou a importância da colaboração entre as instituições. “Nós estamos muito felizes com essa parceria, trouxemos nossa equipe de professores do pré-vestibular para dar essa pegada do Enem que está chegando. É um momento valioso para que esses alunos façam uma recomposição de conteúdos e fortaleçam o conhecimento. Já estamos planejando novos eventos para dar continuidade a essa parceria”, declarou.

No turno da tarde, o estudante Ítalo Gabriel, 15 anos, do 1º ano da Escola Estadual João Bento da Costa, aproveitou o aulão para reforçar os estudos. “Esse aulão é muito importante para aprender e depois unir os conhecimentos que adquiri aqui, com o da escola, mais os estudos em casa”, comentou.

Além das disciplinas já citadas, a programação incluiu Geografia, Literatura, Língua Portuguesa, Filosofia e outras áreas. A atividade foi aberta a alunos das redes pública e privada e buscou ampliar as chances de ingresso no ensino superior.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: