Selecionados têm até 22 de agosto para apresentar comprovação em unidades do Detran-RO
Porto Velho, RO – Os candidatos aprovados na primeira etapa do programa CNH Social, promovido pelo governo de Rondônia, devem entregar a documentação exigida a partir desta quarta-feira (13) em qualquer unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. A lista de selecionados foi divulgada no site oficial do órgão em 11 de agosto.
O prazo para apresentação da documentação vai até 22 de agosto, conforme o edital. A ausência no prazo poderá resultar na desclassificação do candidato. No total, o Detran-RO disponibilizou 1.500 vagas para habilitação nas categorias A, B e AB, sendo 150 reservadas a Pessoas com Deficiência (PcD).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que o programa oferece gratuidade em taxas, exames, aulas teóricas e práticas para a obtenção da primeira habilitação. “O governo do estado tem trabalhado para fortalecer o acesso do cidadão a oportunidades de melhoria da qualidade de vida, e obter a habilitação abre muitas possibilidades.”
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Para iniciar o processo, o candidato deve apresentar comprovante de residência, documento de identificação original válido e Cadastro de Pessoa Física (CPF) em uma unidade do Detran-RO até o dia 22. Nessa etapa também são realizados captura de imagem e registro biométrico. Em seguida, haverá convocação para avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental, por meio de edital previsto para 2 de setembro. Os aptos seguirão para o curso teórico-técnico em entidades credenciadas.
O não comparecimento em qualquer fase nos prazos estipulados resultará na perda da vaga, tanto na ampla concorrência quanto para PcD. Vagas remanescentes poderão ser preenchidas em segunda chamada no município de inscrição, e as reservadas para PcD poderão ser destinadas à ampla concorrência se não houver candidatos PcD na lista de espera.
Na primeira edição do CNH Social em Rondônia, o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, informou que foram registradas mais de 56 mil inscrições. “É um sucesso absoluto, e estamos muito felizes em oportunizar essa chance da primeira habilitação para aqueles que não têm condições financeiras para a realização deste sonho, que possibilita a liberdade de locomoção, e também amplia as chances no mercado de trabalho.”
Entre os inscritos, 75% se identificaram como mulheres. A faixa etária mais representativa foi de 21 a 29 anos, com 21.116 inscrições, equivalendo a 37,64% do total. Também participaram 1.963 pessoas com deficiência.
A seleção considerou critérios do edital, como renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de até dois salários mínimos, idade mínima de 18 anos na inscrição, ser titular ou dependente no Cadastro Único (CadÚnico) e saber ler e escrever, entre outros requisitos.