Secretaria articula retorno de passeios de barco com apoio de órgãos federais e municipais
Porto Velho, RO – O Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, ponto turístico ligado à origem de Porto Velho e procurado por visitantes e moradores para conhecer o museu e acompanhar o pôr do sol, poderá voltar a receber embarques de passeios de barco. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e busca recuperar uma prática que já fez parte da rotina da Praça da Estrada de Ferro.
As tratativas para viabilizar o retorno dos embarques contam com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/RO), Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC), Procuradoria Geral do Município, Complexo Madeira-Mamoré e secretarias parceiras. O objetivo é atender ao desejo da população porto-velhense, que recorda o período em que o espaço era ponto de partida e chegada das embarcações de recreação cultural e turística.
Segurança
Os órgãos envolvidos atuam em melhorias de infraestrutura, organização do fluxo de visitantes, padronização de atendimento e segurança. Segundo o tenente-coronel Clivton, do CBMRO, esse aspecto é prioridade. “O corpo de bombeiros esteve presente para fazer algumas orientações quanto à importância do uso do colete salva-vidas e da presença de bombeiros civis, garantindo a segurança da população. Estaremos em visita ao local para ver os riscos e darmos a devida continuidade aos trabalhos”, explicou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O diretor da SMDC, Daniel Maciel, reforçou a necessidade de adequações no embarque para evitar riscos em áreas de desbarrancamento. “Nossa colaboração é em virtude da segurança da população, tendo em vista os desbarrancamentos que acontecem no local. Como órgão de articulação e prevenção, a nossa missão é prevenir que futuros acidentes aconteçam”, afirmou. Ele acrescentou que a mudança contribui para a continuidade das atividades econômicas ligadas às embarcações. “Tratamos da mudança para um local mais seguro, para que as pessoas que trabalham com as embarcações possam continuar realizando seus trabalhos sem prejuízos”, concluiu.
Atendimento ao público
As ações também envolvem capacitação. Cerca de 20 pessoas de famílias que atuam nos quatro barcos de passeio participaram nesta semana de um treinamento em atendimento ao público. Segundo a Semtel, a proposta é oferecer aos visitantes uma experiência mais completa, valorizando a cultura ribeirinha local.
O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Moraes Júnior, destacou que o trabalho em conjunto busca fortalecer os atrativos da capital. “Estamos preparando Porto Velho para receber turistas estrangeiros, preparando nossos principais atrativos, como o passeio de barco e a Estrada de Ferro. O que nos deixa mais felizes é justamente o diálogo com instituições essenciais para que tudo funcione dentro da legalidade, sempre em prol de ouvir o que a população de Porto Velho deseja e resgatar o sentimento de pertencimento”, declarou.
Próximos passos
As instituições envolvidas farão uma visita técnica ao local para vistoria e definição do ponto de embarque e desembarque. Enquanto isso, os passeios continuam sendo realizados, com saídas nos finais de tarde durante a semana e de hora em hora aos finais de semana, a partir do Cai N’Água. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone da Associação dos Barcos de Apoio ao Turismo em Porto Velho: (69) 99962-2068.