Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

GOVERNANÇA CLIMÁTICA
Rondônia lidera redução de queimadas no país em 2025

🛠️ Acessibilidade:

Estado registra mais de 90% de queda nos focos entre janeiro e agosto, segundo o INPE

Por Informa Rondônia - terça-feira, 19/08/2025 - 08h58

Conteúdo compartilhado 150 vezes

Porto Velho, RO – Rondônia obteve a primeira colocação nacional em redução de queimadas no ano de 2025. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam queda superior a 90% no número de focos de calor entre janeiro e 14 de agosto, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o governo estadual, o resultado é associado ao planejamento antecipado, às políticas públicas voltadas à sustentabilidade e às ações de enfrentamento implementadas desde outubro de 2024, quando foi criado o Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas. Ainda no mesmo mês, foram iniciados os trabalhos preventivos e de combate.

O Monitor de Secas indica que, enquanto outros estados registraram agravamento da estiagem, Rondônia passou pelo período com chuvas e situação menos severa. Informações do boletim da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) mostram que os rios, embora em redução, mantêm níveis acima da cota de atenção para déficit hídrico.

O governador Marcos Rocha afirmou que a educação ambiental tem sido reforçada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), a Sedam e demais instituições. “O governo de Rondônia tem adotado todos os cuidados com uma defesa estratégica e responsável da população e do meio ambiente diante dos desafios deste período do ano, e estamos colhendo destaque nacional”, declarou.

O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, informou que a Operação Verde Rondônia 2025 já resultou em mais de 25 mil ações preventivas, alcançando 94 mil pessoas, além do combate a 1,3 mil ocorrências de fogo. Segundo ele, há 15 bases descentralizadas e 17 integradas em funcionamento no estado, com monitoramento contínuo para resposta imediata e redução dos impactos climáticos.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: