Curso reuniu 30 servidores de oito secretarias municipais para tratar de sustentabilidade, gestão de resíduos e marco regulatório de saneamento
Porto Velho, RO – Servidores de diferentes secretarias da Prefeitura de Porto Velho participaram do Curso de Educação Ambiental, Sustentabilidade, Consumo Racional de Recursos, Gestão de Resíduos e Marco Regulatório de Água e Saneamento Básico. A formação teve início no dia 25 de agosto e foi concluída na manhã da última quinta-feira, 28, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon).
Ao todo, 30 profissionais estiveram presentes, representando secretarias como Sema, Semesc, Emdur, Semagric, Semad, Seinfra, Semdec e Semur. O objetivo do curso foi capacitar os trabalhadores municipais para garantir o cumprimento das normas e fortalecer as boas práticas de gestão.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Miguel, ressaltou a importância da qualificação dos profissionais. “A qualificação dos profissionais é essencial para promover a educação ambiental, a sustentabilidade, o consumo racional de recursos, a gestão adequada de resíduos e o entendimento do marco regulatório de água e saneamento básico”, destacou.
Ele também afirmou que a formação contribui para políticas públicas mais eficientes, preservação ambiental, uso consciente dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população. Segundo o secretário, a gestão do prefeito Léo Moraes investe em capacitação continuada, assegurando que os servidores tomem decisões fundamentadas, evitando falhas operacionais, prevenindo danos ao erário e garantindo conformidade com marcos regulatórios e exigências de órgãos de controle.
“A formação também contempla o desenvolvimento de habilidades relacionadas à sustentabilidade, consumo consciente, gestão de resíduos sólidos e aos novos parâmetros legais relativos à água e ao saneamento básico, que são temas centrais para a efetividade das políticas públicas ambientais”, completou Vinícius Miguel.
O conteúdo abordado incluiu diagnóstico dos desafios ambientais e do saneamento de Porto Velho, estratégias para promover consciência coletiva, uso racional da água, reaproveitamento de materiais recicláveis, manejo adequado de resíduos e responsabilidade compartilhada. Também foram tratados temas como a Agenda 2030 da ONU, aspectos de governança, estratégias de gestão, além do alinhamento entre instrumentos de gestão e o Plano Diretor de Logística Sustentável.