Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

SEMANA DA PÁTRIA
Desfile de 7 de Setembro em Rondônia terá novo local e mudanças na estrutura

🛠️ Acessibilidade:

Evento será realizado na Avenida Santos Dumont, com espaço ampliado, arquibancadas maiores, apresentações inéditas e alterações no trânsito da região

Por Informa Rondônia - terça-feira, 02/09/2025 - 09h38

Conteúdo compartilhado 126 vezes

Porto Velho, RO – O desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, promovido pelo governo de Rondônia e organizado pela Casa Militar da Governadoria, terá início no domingo, às 8h, em novo endereço. Pela primeira vez, o evento será realizado na Avenida Santos Dumont e contará com um espaço de 940 metros de extensão, projetado para concentrar mais público sem a necessidade de bloqueio de ruas adjacentes.

A estrutura inclui estacionamento, banheiros móveis e arquibancadas ampliadas para o público em geral e autoridades, com capacidade para mais de 1,8 mil pessoas. Também foram reservadas áreas específicas para idosos, pessoas com deficiência e público com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo o governador Marcos Rocha, as mudanças têm como objetivo oferecer melhor acolhimento à população. “Proporcionar mais conforto e segurança aos participantes promove o espírito cívico e a cultura, incentivando todos a celebrar com alegria esta data tão importante para Rondônia e para o Brasil”, declarou.

O desfile reunirá entidades militares do estado, forças armadas e instituições de ensino. A programação deste ano inclui a participação de 13 escolas estaduais com fanfarras e a apresentação de alunos do Programa Educacional Polícia Militar Mirim (Proepm). Outra novidade será o sobrevoo de aeronaves de forças de segurança do estado, substituindo a tradicional participação de aeronaves do Exército Brasileiro.

Além das corporações, motociclistas da Capital e servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também integrarão a celebração.

Para o acesso ao evento, haverá mudanças no trânsito. O fluxo da Avenida Governador Jorge Teixeira, a partir da Policlínica Oswaldo Cruz até o local do desfile, será ajustado para facilitar a circulação. A Rua Projetada, no Bairro Nova Esperança, será interditada e destinada exclusivamente a credenciados que se deslocarem pela Avenida Rio Madeira.

O ajudante de ordens da Casa Militar, major PM José Cisne, destacou que as alterações foram planejadas com foco na segurança. “O novo trajeto e as restrições de trânsito foram planejados visando a segurança de todos, evitando aglomerações desnecessárias nas vias adjacentes e o acesso controlado das autoridades e participantes. Temos o compromisso de facilitar a entrada de todos que vierem prestigiar este dia, proporcionando um fluxo mais organizado e seguro”, explicou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: