Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

SETEMBRO AMARELO
Prefeitura de Porto Velho amplia ações do Setembro Amarelo com reforço nos serviços de saúde mental

🛠️ Acessibilidade:

Campanha internacional terá mobilização intensificada e atividades em diversos pontos da cidade

Por Informa Rondônia - terça-feira, 02/09/2025 - 09h04

Conteúdo compartilhado 114 vezes

Porto Velho, RO – O mês de setembro marca a campanha internacional Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio e à valorização da vida. Criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), teve sua primeira edição no ano seguinte. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, considerado o Dia “D” da campanha, ocorre em 10 de setembro.

Em Porto Velho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou o fortalecimento das atividades de conscientização, com ações espalhadas em diferentes locais da capital. Além disso, haverá ampliação dos atendimentos prestados à população e aos servidores municipais nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), conforme determinação do prefeito Léo Moraes.

O secretário da Semusa, Jaime Gazola, explicou que a programação inclui palestras, rodas de conversa, dinâmicas, escutas especializadas e distribuição de materiais informativos. “Também realizaremos palestras, rodas de conversa, dinâmicas, distribuição de materiais alusivos à campanha de conscientização e escutas especializadas, entre outras ações desenvolvidas pela Semusa”, afirmou.

Gazola reforçou ainda a necessidade de buscar apoio imediato em casos de sofrimento psíquico. Segundo ele, pessoas em situação de depressão, com ideação suicida ou comportamento autolesivo devem procurar atendimento nas unidades de saúde ou nos Caps. Ele destacou também que familiares, amigos e comunidade em geral devem estar atentos aos sinais e oferecer acolhimento.

Nos casos em que sejam identificadas condutas autolesivas em crianças, adolescentes, jovens ou adultos, como lesões em braços e pernas, a recomendação é de que sejam oferecidos apoio, compreensão e encaminhamento para atendimento especializado. O secretário ressaltou que a tentativa de suicídio deve ser entendida como um pedido de ajuda diante de uma dor insuportável.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: