Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

COMBATE A QUEIMADAS
Governo de Rondônia contrata 183 agentes temporários para reforçar combate a incêndios em 2025

🛠️ Acessibilidade:

Agentes atuarão junto ao Corpo de Bombeiros Militar na Operação Verde Rondônia em todos os municípios do estado

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 04/09/2025 - 10h18

Conteúdo compartilhado 75 vezes

Porto Velho, RO – Entre fevereiro e maio deste ano, o governo de Rondônia promoveu a capacitação gratuita de brigadistas civis como parte das ações preventivas para a estiagem de 2025. Nesta semana, no período mais seco do ano, 183 participantes desse processo foram contratados como agentes temporários ambientais. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (página 53), tem como objetivo ampliar o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) nos municípios.

A Operação Verde Rondônia, coordenada pelo CBMRO, é a principal frente de combate aos incêndios no estado. No primeiro semestre, concentrou esforços em medidas preventivas e, atualmente, atua de forma combativa nos 52 municípios. A operação reúne 255 profissionais, incluindo 189 bombeiros militares, 16 policiais militares, 15 integrantes da Força Nacional e 35 do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), além do suporte de 15 bases descentralizadas e 17 integradas. Entre 2 de junho e 3 de setembro, já foram combatidos 2.041 eventos de fogo.

O governador Marcos Rocha afirmou que o planejamento antecipado e a aplicação de recursos têm permitido enfrentar a estiagem de 2025 com menos ocorrências de incêndios que em 2024. “O governo de Rondônia investe na contratação de agentes temporários ambientais para dar ainda mais velocidade e qualidade ao enfrentamento das adversidades da estiagem de 2025”, declarou.

O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, destacou que os resultados refletem a eficácia das estratégias adotadas e ressaltou a atuação conjunta com instituições como Sedam, TCE-RO, MPRO, Censipam, Ibama, BPA, Polícia Civil e outros órgãos. “Conquistamos no estado redução de mais de 86% de focos de calor em 2025 em comparação a 2024, e ao mesmo tempo mantemos uma forte atuação combativa. Com a formação e, agora, contratação de agentes temporários ambientais, haverá um reforço da missão de proteger a população e o meio ambiente, e com isso o estado destaca-se como um dos mais preparados do Brasil no combate a eventos de fogo neste período”, frisou.

Os contratos estabelecem remuneração bruta de um salário mínimo e meio, acrescida de auxílio saúde, auxílio transporte, 13º proporcional, férias proporcionais e 1/3 adicional de férias, com jornada semanal de 44 horas em regime de plantão de 12 horas de trabalho por 36 de descanso.

A distribuição dos agentes temporários por município será a seguinte: Porto Velho (18), Guajará-Mirim (18), Vilhena (11), Rolim de Moura (15), Machadinho d’Oeste (13), Jaru (9), Cacoal (16), Candeias do Jamari (8), São Miguel do Guaporé (13), Colorado do Oeste (4), Pimenta Bueno (11), Ji-Paraná (8), Cerejeiras (5), Buritis (7), Ariquemes (16), Espigão do Oeste (6) e Ouro Preto do Oeste (5).

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: