Evento alcança mais de 258 participantes de 37 municípios; premiação ocorrerá em outubro durante a 2ª Feira Robustas Amazônicos, em Cacoal
Porto Velho, RO – O 10º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), promovido pelo governo do Estado, encerrou em agosto o período de inscrições com mais de 258 participantes e centenas de amostras recebidas para avaliação. A premiação está marcada para os dias 23 e 24 de outubro, durante a 2ª Feira Robustas Amazônicos, em Cacoal.
O governador Marcos Rocha destacou que o café rondoniense tem ampliado sua presença nacional e internacional por meio de iniciativas como a feira e o concurso. “A feira, juntamente com a premiação, teve recorde de inscritos e deve impulsionar ainda mais a comercialização de café em Rondônia”, afirmou.
A edição deste ano reuniu cafeicultores de 37 municípios. Cacoal liderou com 35 inscrições, seguida de Nova Brasilândia, com 34. Espigão do Oeste e Jaru registraram 20 participantes cada. Entre as localidades presentes estão Porto Velho, São Francisco do Guaporé e Pimenteiras do Oeste. O volume de adesões reforça a atuação da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) no incentivo à qualidade e sustentabilidade da produção.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O Concafé acontece em parceria entre a Seagri e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), com apoio de instituições públicas e privadas. O modelo do evento foi inspirado na Semana Internacional do Café e busca fomentar inovações, negócios e troca de conhecimentos entre produtores.
Na edição de 2024, o cafeicultor Altivo Eduardo Berdes, de Rolim de Moura, venceu a categoria geral do concurso. Rondônia ocupa a posição de segundo maior produtor de café robusta da Região Norte e quinto do país, acumulando conquistas em prêmios nacionais e internacionais.
Para o secretário de Agricultura, Luiz Paulo, a feira se consolida como espaço de avanço do setor. “É uma oportunidade para promover inovações e troca de conhecimentos com a presença de investidores e compradores. O Concafé, realizado durante a feira, terá a sua 10ª edição com um recorde de participação. É a expressão desse compromisso, reconhecendo e incentivando a produção sustentável de café robusta de alta qualidade, preparando o terreno para o sucesso contínuo, como o recorde de inscrições”, declarou.
A realização do concurso é viabilizada por meio da colaboração entre instituições públicas, privadas e cooperativas. Entre os parceiros estão Senar, Faperon, Sebrae, Ifro, Caferon, Embrapa, Câmara Setorial do Café, Lacoop, uma instituição financeira, Ministério da Agricultura e Pecuária, Emater-RO, Idaron e Sedec. Essas entidades atuam no fortalecimento da pesquisa, assistência técnica, crédito rural e políticas de apoio ao produtor.
Além do apoio institucional, patrocinadores também contribuem para a promoção da inovação, da sustentabilidade e da expansão dos mercados, fortalecendo a posição de Rondônia como referência na cafeicultura nacional e internacional.