Obra de Pritama Brussolo, com participação da arte sonora de Anderson Benvindo, será aberta em 22 de setembro dentro da 19ª Primavera dos Museus
Porto Velho, RO – A instalação Alma da Árvore: Cordões de Gaia, assinada pela artista Pritama Brussolo e com arte sonora criada em coparticipação pelo músico rondoniense Anderson Benvindo, será aberta ao público no próximo dia 22 de setembro (segunda-feira), às 16h30, no Museu do Diamante, em Diamantina (MG). O trabalho integra a programação nacional da 19ª Primavera dos Museus, que neste ano tem como tema “Museus e Mudanças Climáticas”.
A obra propõe ao visitante um rito de reconexão com a natureza. Cordões vermelhos se estendem da árvore, enquanto cabaças, ninhos e ossos espalhados pelo chão compõem o ambiente. O percurso é completado com sons acessados por QR code, envolvendo corpo e coração em uma travessia poética de retorno e conexão.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Quem é Pritama Brussolo
Graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina (2006), Pritama Brussolo é mestre em Poéticas Contemporâneas (Escultura) e doutora em Teoria e Crítica da Arte pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lecionando disciplinas como Fotografia, História da Arte e Tridimensionalidade. Também é pesquisadora de arte contemporânea amazônica, com destaque para a produção indígena, propondo reflexões decoloniais sobre a hegemonia eurocêntrica no campo das artes. Participa de coletivos e projetos que exploram estética relacional e site specific, além de integrar o Comitê de Poéticas Artísticas da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP).
Quem é Anderson Benvindo
Anderson Benvindo é músico, compositor e educador nascido em Porto Velho (RO), com atuação marcada pela experimentação sonora na Amazônia. Formado em Música pela UNIR e em Trilha Sonora pela Academia Internacional de Cinema, tem passagem pelo International Lab for Art Practices (ILAP), em Nova York. É professor e diretor musical da School of Rock Porto Velho, integra as bandas Benvindo ao Pacífico e Soda Acústica e foi premiado no Salão de Artes de Rondônia e no Prêmio Rondônia Autoral. Compôs trilhas para espetáculos, performances, exposições e produções audiovisuais, articulando música, memória e experimentação artística.
O evento acontece na Casa da Chica da Silva, sede temporária do Museu do Diamante, localizada na Praça Lobo de Mesquita, 266, Centro de Diamantina/MG. Toda a programação é gratuita. Informações pelo telefone (38) 99265-0019.