Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Teste de bombas marca avanço em obras de abastecimento de água em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Sistema aguarda finalização das estações de tratamento para iniciar operação nas zonas Sul e Leste da capital

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 19/09/2025 - 09h51

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 1.044 vezes

Porto Velho, RO – O governo de Rondônia realizou em 15 de setembro o teste de funcionamento das bombas da elevatória da adutora responsável pelo fornecimento de água tratada às zonas Sul e Leste de Porto Velho. A ação foi acompanhada pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) e incluiu a avaliação dos painéis de automação e controle das bombas, além do suporte de um grupo gerador que assegura o envio da água aos reservatórios. A iniciativa integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desenvolvido em parceria entre os governos estadual e federal, com recursos aplicados na ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água.

A expansão do abastecimento na capital já alcançou mais de 85% de conclusão. Entre as entregas realizadas estão equipamentos de medição de consumo (hidrômetros), hidrantes de combate a incêndio, misturadores de produtos para tratamento da água bruta, conjunto motobombas para as elevatórias, mais de 71 quilômetros de rede de distribuição e 17.377 kits cavalete com hidrômetro.

Alguns sistemas operam em fase de pré-teste, como a Estação de Tratamento de Água (ETA) de 1.000 litros por segundo e a adutora de 1.400 milímetros localizada na barragem da Usina de Santo Antônio, já em uso pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).

O contrato da obra contempla ainda a instalação de hidrantes de passeio, dos quais 17 estão em funcionamento em Porto Velho, com a finalidade de apoiar o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO).

Durante o teste das bombas, o governador Marcos Rocha destacou a relevância da obra. “Estamos trabalhando para garantir mais qualidade de vida à população, levando água tratada às famílias. Esse é um investimento que impacta diretamente na saúde e no bem-estar dos rondonienses”, afirmou.

O secretário da Seosp, Elias Rezende, também comentou a etapa. “A realização do teste é um marco fundamental no avanço das obras. Com a conclusão, estamos um passo mais perto de garantir um fornecimento de água mais eficiente para a população”, disse.

Segundo o fiscal da obra, Leandro Borges, os resultados foram satisfatórios. “Os testes foram feitos e está tudo perfeito para mandar a água necessária para as zonas Leste e Sul. Por enquanto, estamos aguardando a finalização das estações de tratamento para que o sistema seja colocado em funcionamento”, explicou.

Além da capital, o governo concluiu neste ano a implantação de sistema de abastecimento no distrito de União Bandeirantes. A obra contemplou captação de água bruta, Estação de Tratamento com capacidade de 30 litros por segundo, reservatórios, rede de distribuição e 950 ligações domiciliares. O investimento total foi de R$ 8.253.230,82, garantindo fornecimento de água tratada para todos os moradores.

No município de Jaru, também houve ampliação do sistema de abastecimento. A cidade recebeu uma Estação de Tratamento com capacidade de 60 litros por segundo, reservatório de 1.000 metros cúbicos, mais de 12 quilômetros de rede de distribuição e 3.709 ligações domiciliares. O investimento somou R$ 10.098.645,50.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: