Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

SEGURANÇA
Porto Velho participa do primeiro teste do sistema Defesa Civil Alerta

🛠️ Acessibilidade:

Mensagens enviadas neste sábado (20) marcaram o início da operação da ferramenta em quatro municípios de Rondônia

Por Informa Rondônia - domingo, 21/09/2025 - 09h57

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 204 vezes

Porto Velho, RO – A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), integrou na tarde deste sábado (20) a primeira demonstração do sistema Defesa Civil Alerta. Durante o teste, moradores da capital receberam em seus celulares uma notificação com texto e som, recurso que também foi ativado em Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena.

O sistema é coordenado pela Defesa Civil Nacional em parceria com a Defesa Civil Estadual, as Defesas Civis Municipais e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A ferramenta tem como finalidade avisar a população, de forma rápida, sobre riscos climáticos e desastres naturais, como tempestades, chuvas intensas, enxurradas, vendavais, granizo, alagamentos e deslizamentos de terra.

A tecnologia utilizada é conhecida internacionalmente como Alerta de Emergência Sem Fio (Wireless Emergency Alerts / Cell Broadcast). Nesse modelo, as mensagens aparecem sobrepostas a qualquer conteúdo exibido no aparelho celular e podem emitir som de alerta mesmo quando o dispositivo estiver no modo silencioso, de acordo com a gravidade da situação.

Não é necessário cadastramento para receber as notificações. Qualquer celular compatível, dentro da área de cobertura de rede móvel 4G ou 5G, pode receber os alertas. O serviço é gratuito.

No envio realizado neste sábado, a notificação teve caráter de simulação, destinada a familiarizar a população com o funcionamento do sistema. Além da mensagem exibida na tela dos celulares, a transmissão também ocorreu em formato de SMS.

De acordo com o superintendente da SMPDC, Marcos Berti, a Prefeitura de Porto Velho participou ativamente da fase de demonstração junto à Defesa Civil Estadual, Anatel e Defesa Civil Nacional. Ele ressaltou que a responsabilidade pelas informações do conteúdo dos alertas cabe às Defesas Civis estaduais e municipais. “O objetivo do Defesa Civil Alerta é complementar com outras ferramentas de alertas de emergência já disponíveis, para avisar e orientar as famílias que moram em locais com risco de deslizamentos de terra, enxurradas, alagamentos, chuvas de granizo e vendavais, entre outros que possam colocar em risco a segurança das pessoas”, afirmou.

Em situações reais, o acionamento do sistema ocorrerá quando houver risco iminente que possa impactar vidas, patrimônio ou infraestrutura. A expectativa é de que as famílias em áreas vulneráveis possam adotar medidas de autoproteção a partir do aviso.

Com a implantação do Defesa Civil Alerta em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena, a população desses municípios passa a contar com mais um recurso de prevenção em emergências.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: