Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

MEIO AMBIENTE
Porto Velho realizou programação do Dia da Árvore no Parque da Cidade

🛠️ Acessibilidade:

Evento ocorreu no sábado (20) com plantio de mudas, feira de produtos naturais e apresentações culturais gratuitas

Por Informa Rondônia - domingo, 21/09/2025 - 09h52

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 180 vezes

Porto Velho, RO – A capital Porto Velho sediou no sábado (20), das 15h às 19h, a 2ª edição do Evento Dia da Árvore. A atividade ocorreu no Parque da Cidade, ao lado do shopping, e contou com entrada gratuita para toda a comunidade.

Durante a programação, foram realizadas ações como o plantio de mudas, exposição e comercialização de artesanatos e produtos naturais, além de apresentações culturais e educativas.

A iniciativa integrou a agenda ambiental da Prefeitura de Porto Velho, sob a gestão do prefeito Léo Moraes, e teve como propósito estimular a preservação da natureza e a conscientização sobre o reflorestamento e a arborização urbana.

“É uma iniciativa importante. Sabemos que o plantio de árvores contribui para melhorar a qualidade do ar, reduzir o impacto das altas temperaturas, proteger o solo contra erosões e fortalecer a biodiversidade. Essa é uma ação que garante benefícios diretos para a saúde das pessoas e para o equilíbrio ecológico”, declarou o prefeito.

O Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro. A edição do evento em Porto Velho foi organizada a partir de uma rede de parcerias que envolveu órgãos públicos, universidades, entidades da sociedade civil e empresas privadas. Entre os apoiadores estiveram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), o Sebrae, o Tribunal de Justiça, o IFRO, a Unir, a Unama e a Faperon. Também participaram instituições como Ecoporé, Acuda, Meu Pé de Árvore, Viveiro Amazônia, além de empresas como Rovema Energia e UZZIPay.

O evento dialogou ainda com o trabalho contínuo da Prefeitura de promover o plantio e a distribuição gratuita de mudas pelo Viveiro Municipal. Em 2025, já haviam sido entregues mais de 40 mil mudas à população. Essas medidas estão relacionadas às ações de enfrentamento às queimadas na capital, que apresentaram redução de quase 85% entre maio e julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2024.

A programação no Parque da Cidade reuniu famílias, estudantes e organizações envolvidas com a causa ambiental, transformando a data em um espaço de convivência, aprendizado e compromisso coletivo com o futuro da cidade e da floresta amazônica.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: