Empresário e pecuarista tinha 72 anos e atuou na fundação de iniciativas para a erradicação da febre aftosa em Rondônia.
Porto Velho, RO – José Vidal Hilgert faleceu na segunda-feira (22), aos 72 anos, em Ji-Paraná. O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), manifestou pesar pelo ocorrido. Em nota, o parlamentar destacou a contribuição de Hilgert para a pecuária do estado, geração de empregos e fortalecimento da economia, além de desejar conforto aos familiares.
Ligado ao setor desde 1990, quando se associou à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Hilgert teve papel de destaque na pecuária rondoniense. Ele participou da criação do Fundo de Erradicação da Febre Aftosa (FEFA), instrumento que viabilizou o reconhecimento de Rondônia como área livre da doença sem vacinação, status que ampliou a credibilidade internacional do rebanho local.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Na defesa da sanidade animal, contribuiu também para a criação da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), responsável por consolidar a pecuária como um dos principais segmentos econômicos do estado. Sua liderança nesse processo garantiu avanços na prevenção da febre aftosa e no fortalecimento da produção.
Além da pecuária, Hilgert expandiu sua atuação como empresário. Ele foi fundador da Implemaq, empresa que se tornou uma das principais lojas de implementos agrícolas da Região Norte.
José Vidal Hilgert deixa a esposa, Sônia Hilgert, quatro filhos e 11 netos.