Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

RESGATE DA HISTÓRIA
Locomotiva 18 é restaurada para integrar programação dos 111 anos de Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Prefeitura anuncia retorno da Maria Fumaça e divulga calendário oficial de eventos comemorativos

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 25/09/2025 - 08h18

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 174 vezes

Porto Velho, RO – A Prefeitura de Porto Velho realizou, nesta quarta-feira (24), uma coletiva de imprensa no Galpão Oficina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para oficializar a restauração da Locomotiva nº 18, conhecida como Barão do Rio Branco, e apresentar a programação do aniversário de 111 anos da capital. O prefeito Léo Moraes afirmou que as celebrações foram pensadas para contemplar a diversidade cultural e histórica da cidade.

Durante o anúncio, o prefeito relatou sua emoção com o retorno da locomotiva. “A alegria, satisfação, prazer. É uma emoção muito grande. Tive a oportunidade de percorrer esses trilhos, de passear na nossa Maria Fumaça, na minha época de infância. A gente ia até a Igreja de Santo Antônio. Do jeito que me marcou essa memória afetiva, marcou milhares de pessoas. E poder fazer parte junto com esse time pra retomar a nossa Maria Fumaça realmente é impagável. É um sentimento único, muito próprio. São dias de celebração que a gente pensou com muito cuidado, com muito esmero, para realmente atender a população diante de tantos desafios que nós temos. E é fundamental que possamos cultuar a nossa história para saber o que nós queremos pelo dia de amanhã.”

O historiador e adjunto da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Aleks Palitot, ressaltou a relevância do resgate. Segundo ele, a Locomotiva 18 foi a última a operar em passeios turísticos nos anos 1990 e sofreu danos durante enchentes após um longo período de abandono. “O desafio da restauração foi enorme, já que muitas peças não existem mais e tivemos que adaptar componentes de outras locomotivas e fabricar novos em diferentes estados do país. Esse trabalho só foi possível com o apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Estamos muito felizes com o resultado e este é apenas o primeiro passo para retomarmos o passeio até Santo Antônio.”

O presidente da ABPF, Marlon Ilg, também destacou a iniciativa. “Com certeza, não só para Porto Velho como para o Brasil. Principalmente para nós, que somos uma associação de preservação ferroviária. Pelo cunho histórico que a gente tem aqui, da construção dessa ferrovia que levou décadas e custou tantas vidas. É uma ferrovia icônica para a história ferroviária brasileiro.”

O secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior, compartilhou sua expectativa. “A gente hoje poder viver a história é algo que nos enche de alegria, de amor. Eu, particularmente, sou filho dessa terra, eu sou um portovelhense que fiz o passeio de trem quando era criança. E ver, agora, aos meus 38 anos, no aniversário de 111 anos da nossa Porto Velho, um momento tão emblemático, é emocionante. Restaurar de forma consciente e intencional nos mostra que estamos nos trilhos certos do progresso e colocando Porto Velho no lugar de destaque que merece.”

A locomotiva foi fabricada em 1936 pela empresa alemã L. Schwartzkopf e incorporada à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em 1950. Com 15,20 metros de comprimento e rodas na configuração 2-8-2, recebeu o nome Barão do Rio Branco em homenagem ao diplomata responsável pelo Tratado de Petrópolis. Foi usada no transporte de borracha e produtos regionais nos 366 km da ferrovia entre Porto Velho e Guajará-Mirim, além de operar passeios turísticos nas décadas de 1980 e 1990. Após 26 anos fora de circulação, retorna restaurada pela ABPF.

Ao encerrar a coletiva, o prefeito convidou a população para participar das comemorações e citou as atrações. “Então nós teremos dia 1º já o show Cristão, com o Jefferson e Suellen, e tantas outras bandas locais. Joelma será atração nacional, teremos o Beiradão Cultural com 12 horas de música ininterrupta, uma Noite no Museu para as crianças, sessões inclusivas, a atração infantil nacional 3 Palavrinhas, infláveis, corrida, passeios e, claro, o ápice de tudo isso: a retomada da nossa Maria Fumaça, a locomotiva 18. Essa festa é feita para vocês, com muito cuidado e amor. Queremos toda a população presente nesse momento histórico.”

A programação começa em 27 de setembro, com o PVH Pesca Show, na Vila Nova de Teotônio, e segue até 5 de outubro, com atividades culturais, esportivas e musicais em diferentes pontos da cidade. Entre os destaques estão o bolo de aniversário de 111 metros, a inauguração da Praça Jonathas Pedrosa, a entrega das Comendas Madeira-Mamoré, o show gospel com Jefferson e Suellen, o show nacional com Joelma, o Beiradão Cultural e o espetáculo infantil 3 Palavrinhas. Também fazem parte da agenda corrida solidária, culto ecumênico, exposições de carros antigos, apresentações musicais e passeios culturais.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: