Mais de 100 equipes participaram do PVH Pesca Show, que marcou o início das celebrações dos 111 anos de Porto Velho
Porto Velho, RO – A abertura das festividades de aniversário de Porto Velho ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro com a realização do PVH Pesca Show, na Vila Nova de Teotônio, às margens do rio Madeira. O evento, considerado o maior festival de pesca esportiva da Amazônia, reuniu competidores de diferentes localidades e visitantes que movimentaram a comunidade ribeirinha.
A competição reuniu mais de 100 pescadores embarcados. A pontuação seguiu critérios que consideraram espécie e tamanho dos peixes, sempre com a soltura dos exemplares vivos, conforme as regras da pesca esportiva. A programação foi ampliada com sorteios de brindes, shows musicais e atividades voltadas às crianças.
O casal vencedor da disputa, Enedina Lopez Uchoa e Jerney Barbosa da Silva, de Porto Velho, representou a equipe “Véi do Rio 2”. Além do troféu, eles receberam como prêmio um barco de alumínio de 5 metros com carretinha. Jerney destacou: “Essa é a nossa primeira vez que participamos de um campeonato de pesca e foi uma grande surpresa para nós ganharmos esse título. Mas o importante é participar. Sempre gostamos de pescar para tranquilizar a mente, e dessa vez decidimos participar”. Enedina acrescentou: “O evento foi maravilhoso. A Prefeitura está de parabéns e esperamos que continue promovendo ações como essa, que incentivam a pesca esportiva”.
Gigliane Damasceno, uma das primeiras moradoras da Vila Nova de Teotônio, acompanhou a retomada do festival. “Muitas pessoas, inclusive de outros estados e países, visitaram a antiga vila por conta das quedas d’águas. Desde que saímos de lá, a gente vem lutando e ansiando por esse campeonato de pesca que, hoje, é realidade. De todas as ações ocorridas nessa comunidade, essa foi a única que verdadeiramente resgatou as nossas raízes”, relatou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Para o prefeito Léo Moraes, o festival devolveu visibilidade à comunidade. “Quem conhece a história das corredeiras de Teotônio sabe a importância desse resgate, que dá ainda mais visibilidade para a região. O comércio também está bem aquecido, proporcionando o melhor da nossa culinária aos visitantes”, afirmou.
O secretário-executivo da Semtel, Aleks Palitot, ressaltou o impacto turístico. “Esse evento fomentou a pesca esportiva, valorizou a história da localidade, o turismo e a cultura. É uma ação da prefeitura que gera emprego e renda para a própria comunidade. Esse é o papel da Semtel: promover um turismo sustentável, focado na pesca esportiva, mas também atento às questões sociais”, destacou.
Já o secretário da pasta, Paulo Moraes Júnior, comentou sobre a organização. “Quando decidimos organizar o PHV Pesca Show pensamos em como esse evento seria marcante, histórico e ao mesmo tempo emocionante para toda comunidade. E, de fato, a organização de todo o projeto foi bem-sucedida. Foi um sucesso de público, movimentou a economia local, gerou emprego e renda. E resgatou algo que a comunidade tinha perdido, mas que faz parte da história deles e da cultura local: o sentimento de pertencimento”, declarou.
Marcelo Reis, presidente da Associação Só Pescar, observou a quantidade de equipes inscritas. “Ficamos impressionados com o número de participantes. Isso mostra que o festival está se consolidando como uma das maiores ações de fomento à pesca esportiva da nossa região”, disse.
O artesão Mário Marcelo da Silva, morador da Vila e integrante de uma família de pescadores artesanais, também avaliou a iniciativa. “Eu acredito que esses eventos promovidos pela Prefeitura vêm para aquecer o movimento do comércio da nossa região, além de trazer mais visitantes para conhecer a beleza da vila”, concluiu.