Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ASSISTÊNCIA EM SAÚDE
Visita de cão terapeuta leva descontração a pacientes do Hospital Infantil Cosme e Damião

🛠️ Acessibilidade:

Atividade integra iniciativa do Corpo de Bombeiros e busca promover bem-estar de crianças hospitalizadas

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 29/09/2025 - 08h35

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 132 vezes

Porto Velho, RO – O cão “Black”, integrante da equipe de busca do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), esteve no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) acompanhado de seu adestrador, o sargento A. Campos. Durante a visita, realizada nas enfermarias autorizadas, o animal de 6 anos interagiu com os pacientes por meio de brincadeiras, fotos e momentos de afeto.

A ação proporcionou instantes de descontração às crianças hospitalizadas e tem como proposta diminuir dores e tensões, além de favorecer o processo de recuperação da saúde dos pequenos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a medida é voltada ao bem-estar infantil. “Criar estratégias para melhorar a saúde das crianças vai desde um procedimento até um sorriso. Nesse sentido, o governo tem trabalhado para promover inciativas que ampliem uma assistência em saúde ainda mais acolhedora e cuidadosa”, disse.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é reconhecida e apoiada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), como prática complementar que gera benefícios físicos, sociais e emocionais para pessoas hospitalizadas.

Para a diretora do HICD, Fransciane de Souza, a ação representa um cuidado integral. “A saúde emocional é parte fundamental da recuperação. Por isso, o tratamento precisa vir acompanhado de carinho e de humanização do ambiente.”

O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, reforçou a importância de iniciativas desse tipo. “O brincar também é cura. É fundamental garantir momentos como este para nossos pequenos que, muitas vezes, passam semanas internados. Cuidar e humanizar também fazem parte do processo.”

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: