Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

SEGURANÇA E CIDADANIA
Governo de Rondônia inaugura Centro do Gape com mão de obra reeducanda em Pimenta Bueno

🛠️ Acessibilidade:

Nova unidade fortalece a estrutura da Polícia Penal e amplia ações de ressocialização no sistema prisional

Por Informa Rondônia - terça-feira, 07/10/2025 - 09h31

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 96 vezes

Porto Velho, RO – Em Pimenta Bueno, o governo de Rondônia oficializou nesta segunda-feira (6) a entrega do novo Centro de Operações do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), localizado ao lado da Casa de Detenção do município. O espaço foi construído inteiramente por 15 reeducandos do sistema prisional, sob coordenação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Parte dos trabalhadores atuou em regime de convênio e parte em atividades laborais com direito à remição de pena. A iniciativa recebeu recursos do governo estadual e do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio da 1ª Vara Criminal de Pimenta Bueno.

Durante a cerimônia de inauguração, o governador Marcos Rocha destacou que o novo centro representa um avanço estrutural e humano na segurança pública. “Essa entrega reflete o avanço do Estado ao integrar segurança pública e reintegração social. É um investimento em estrutura, mas também em dignidade, trabalho e capacitação para todos os envolvidos no sistema prisional”, afirmou.

O Centro foi projetado para ampliar a capacidade de resposta e o planejamento operacional do Gape, unidade responsável por intervenções em crises, motins, escoltas e reforços de segurança em presídios de todo o estado. Segundo o chefe operacional do Gape em Pimenta Bueno, Júnior Miguel Scheffer, a nova sede reflete o empenho dos servidores. “Criado em 2019, o Gape em Pimenta Bueno representa um pouco de cada policial penal da instituição. Essa obra feita com mão de obra reeducanda também representa ressocialização, esforço coletivo e o fortalecimento da segurança prisional”, declarou.

A construção reforça também as políticas de reinserção social aplicadas no sistema penitenciário de Rondônia. O uso da mão de obra de internos possibilitou economia de recursos e, ao mesmo tempo, ofereceu oportunidades de qualificação e trabalho para os apenados, com impacto direto na preparação para o retorno à sociedade. O diretor regional da Sejus em Pimenta Bueno, Leandro Delgado, ressaltou a importância social da ação. “Essa obra representa o resultado de uma união de esforços e de um projeto social voltado à ressocialização. É uma realização que demonstra o comprometimento de todos os envolvidos”, afirmou.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, observou que a qualificação profissional e o fortalecimento da instituição são metas constantes da atual administração. “O Gape é resultado da parceria entre as comarcas, diretores e o governo. Temos alcançado resultados expressivos na segurança prisional desde 2019”, destacou. Ele também apontou a valorização dos servidores como elemento essencial para o desempenho das atividades. “Um ambiente adequado e uma formação técnica sólida garantem ao policial penal segurança e excelência em suas funções. Esse reconhecimento é de todos os servidores que fazem a Sejus avançar em sua missão de promover segurança, cidadania e reintegração social”, completou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: