Atividades reuniram mais de 1.500 crianças em comemoração ao Dia das Crianças
Porto Velho, RO – Mais de 1.500 crianças participaram de atividades educativas de trânsito realizadas em Porto Velho no sábado (11) e no domingo (12). A programação foi conduzida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran), e contou com apoio do 5º Batalhão da Polícia Militar e da Base Aérea da capital.
No sábado (11), a EPTran esteve em evento promovido pela Base Aérea voltado para crianças em tratamento oncológico e também em uma atividade organizada por motociclistas em outro ponto da cidade. Ainda na tarde do mesmo dia, a mobilização foi levada à Escola Estadual Bela Vista, na zona Sul, onde crianças participaram de jogos educativos e do sorteio de seis bicicletas e capacetes, reforçando a importância do uso de equipamentos de segurança.
No domingo (12), data em que se comemorou o Dia das Crianças, as ações ocorreram em dois locais distintos, incluindo a 5ª edição do Projeto Criança Feliz, promovido pelo 5º Batalhão da Polícia Militar. A iniciativa reuniu famílias da zona Leste da cidade e teve a participação do Detran-RO, que levou oficinas de pintura, simulações de travessia segura e jogos interativos, envolvendo adultos e crianças em orientações sobre segurança viária.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O governador Marcos Rocha ressaltou que a educação infantil no trânsito é essencial. “De forma assertiva, o Detran-RO transformou as homenagens ao Dia das Crianças em uma oportunidade especial para reforçar e celebrar essa conscientização de forma lúdica e envolvente.”
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, observou que a autarquia tem intensificado ações educativas em diferentes datas comemorativas. “O departamento tem fortalecido a educação para um trânsito seguro continuamente, utilizando datas comemorativas para sensibilizar a sociedade desde a infância sobre a importância da prudência e do respeito mútuo nas vias.”
Entre os participantes, a mãe Daniela Fernandes destacou o impacto da iniciativa. Segundo ela, as orientações recebidas pelo filho Fernando Miranda foram transmitidas de maneira interativa, por meio de jogos e brincadeiras.
O diretor da EPTran, Hassan Mohamad Hijazi, explicou que os conteúdos abordaram espaços destinados a pedestres e ciclistas, locais adequados para caminhada e a importância do “sinal de intenção”. “Aprender desde cedo a respeitar as regras e o espaço do outro contribui para a formação de cidadãos mais responsáveis, conscientes e empáticos no trânsito e na sociedade.”