Conquista no tênis de mesa garante primeira medalha de bronze para Rondônia nos Jogos Escolares Brasileiros 2025
Porto Velho, RO – A cidade de Uberlândia (MG) recebe entre os dias 5 e 28 de outubro a edição 2025 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), principal competição nacional para atletas de 12 a 14 anos. Foi nesse cenário que Letícia Tajino, estudante de 13 anos de uma escola particular de Porto Velho, alcançou a primeira medalha de bronze para Rondônia, na disputa de tênis de mesa, série bronze.
Para garantir a presença dos atletas rondonienses na fase nacional, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cobre despesas de transporte terrestre e aéreo, hospedagem e alimentação em Porto Velho para os estudantes do interior, além de diárias destinadas a professores, técnicos e dirigentes.
Em sua estreia em torneios de nível nacional, Letícia subiu ao pódio no tênis de mesa. Após a conquista, a atleta agradeceu o apoio recebido. “Agradeço a Deus, aos meus pais, à minha família e à minha irmã por todo apoio. Estou com muita saudade deles e estou muito feliz. É uma honra medalhar por Rondônia num evento esportivo nacional. Sei que não é fácil estar aqui, é muito gratificante pra mim”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O governador Marcos Rocha destacou a conquista como resultado do esforço dos jovens e das políticas de incentivo. “Cada medalha representa o esforço dos nossos estudantes, o apoio das famílias e o compromisso do governo em garantir oportunidades que transformam vidas por meio da educação e do esporte”, disse.
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, reforçou que o desempenho dos atletas reflete o trabalho realizado nas escolas. “Cada estudante que viaja leva consigo o resultado de um trabalho coletivo de incentivo à prática esportiva nas escolas. Essa medalha é motivo de orgulho para todo o estado e nos motiva a seguir ampliando o incentio ao esporte escolar”, declarou.
Os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) funcionam como seletiva para os JEBs, organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Nesta edição, estão em disputa modalidades como futsal, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia, voleibol, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ciclismo virtual, judô, taekwondo, basquete, handebol, ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez. O primeiro bloco de competições começou no dia 7 e vai até 13 de outubro.