Visitas da Seduc alcançaram 18 Superintendências Regionais e envolveram diferentes modalidades de ensino, com coleta de dados para orientar novas ações pedagógicas
Porto Velho, RO – As equipes técnicas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) percorreram todas as 18 Superintendências Regionais de Educação (SREs) em 2025 para realizar o Monitoramento do Ensino Médio. A ação envolveu visitas a escolas que ofertam o ensino regular diurno e noturno, Educação de Jovens e Adultos (EJA), unidades do campo, indígenas e as mediadas por tecnologia.
A iniciativa faz parte da política estadual de acompanhamento da implementação do Novo Ensino Médio, prevista na Lei nº 14.945/2024, na Resolução CNE/CEB nº 2/2024 e na Portaria nº 1328/2025/Seduc. Durante as visitas, foram analisados indicadores de desempenho, infraestrutura, práticas pedagógicas, organização curricular e o desenvolvimento dos Itinerários Formativos e Projetos Integradores, como Projeto de Vida, Eletivas e Trilhas de Aprofundamento.
O processo também contemplou momentos de escuta com estudantes, professores e gestores, permitindo que as escolas recebessem devolutivas sobre pontos fortes, fragilidades e recomendações práticas para aperfeiçoamento.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O governador Marcos Rocha ressaltou que o monitoramento garante a chegada das políticas educacionais a todas as regiões. “O objetivo é assegurar que cada estudante rondoniense tenha acesso a um ensino que o prepare para os desafios do futuro”, declarou.
De acordo com a secretária da Seduc, Albaniza Oliveira, a presença nas escolas proporciona visão detalhada das realidades locais. “Essas visitas contribuem diretamente para reduzir desigualdades e combater a evasão escolar, fortalecendo o ensino médio em todas as modalidades”, afirmou.
O gerente de ensino médio da Seduc, Djair de Souza Silva, destacou que a iniciativa tem caráter coletivo. “Mais do que avaliar, o monitoramento é um espaço de escuta e reflexão coletiva. Ele reafirma o compromisso da Seduc com uma educação inclusiva e conectada às necessidades dos estudantes de Rondônia. Essa aproximação com as escolas é fundamental para identificar boas práticas e orientar melhorias de forma contínua”, disse.
Ao final desta etapa, os dados coletados serão organizados e avaliados para subsidiar novas formações, estratégias pedagógicas e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação no estado.