Luciana Oliveira, de Porto Velho, foi oficialmente credenciada pela ONU como representante de mídia na Conferência do Clima de 2025, que ocorrerá na Amazônia.
Porto Velho, RO – A jornalista rondoniense Luciana Oliveira Silva, nascida em Porto Velho (RO), foi oficialmente acreditada pelo Secretariado das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC) como representante de imprensa do portal Brasil 247 para a cobertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
O documento de confirmação de credenciamento, emitido pelo órgão da ONU sediado em Bonn, Alemanha, reconhece Luciana como participante da conferência na categoria “Media – Online”.
Luciana Oliveira integra o Brasil 247, portal bicampeão do Prêmio iBest como melhor canal de política do Brasil nas edições de 2023 e 2024, e novamente indicado para a disputa de 2025. Com as vitórias anteriores, o veículo já garantiu presença entre os Top 20 desta edição, consolidando sua relevância no jornalismo digital brasileiro.
A jornalista, que atua há mais de duas décadas na comunicação rondoniense, foi repórter, editora e apresentadora na TV Rondônia, TV Alamanda, TV Meridional e no Sistema Gurgacz de Comunicação. Atualmente mantém o Blog da Luciana Oliveira, espaço voltado à defesa da democracia e dos direitos humanos, e é colunista e repórter do Brasil 247 e da Rádio Internacional da China.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
++++

Além disso, Luciana é bacharel em Direito, especialista em Gênero e Diversidade na Escola, e membro da Coordenação Nacional do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, onde atua desde 2015 na Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais. Também é facilitadora de oficinas de comunicação popular da organização internacional Witness Brasil e colaboradora de veículos como Brasil de Fato, Amazônia Real e Mídia Ninja.
Sobre sua escolha para cobrir o evento, Luciana explicou que foi designada como única repórter do Brasil 247 na COP30 por representar uma jornalista da Amazônia cobrindo a conferência na própria Amazônia. “Há oito anos conto a Amazônia através do 247 e fui escolhida por ser uma jornalista da Amazônia cobrindo a COP na Amazônia”, afirmou.
Ela destacou que realizará a cobertura com equipamentos básicos de comunicação, como celular, mini drone e tecnologia essencial, e que o trabalho incluirá reportagens diárias, entrevistas e balanços sobre os debates temáticos. Segundo Luciana, a estratégia do portal é significativa: “É uma grande sacada do 247 colocar quem vive na Amazônia para fazer a cobertura de um evento tão grandioso na Amazônia”.
A cobertura especial do Brasil 247 na COP30 contará ainda com reprodução de reportagens na Rádio Internacional da China e na China Global Television Network (CGTN), ampliando o alcance internacional das pautas amazônicas e ambientais.
