Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CUIDADO HUMANIZADO
Carreta da Saúde da Mulher oferece exames e consultas especializadas gratuitamente em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Atendimento acontece em frente à Maternidade Municipal Mãe Esperança e seguirá por 30 dias com média de 60 pacientes atendidas diariamente

Por Informa Rondônia - terça-feira, 21/10/2025 - 09h07

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 186 vezes

Porto Velho, RO – Instalada em frente à Maternidade Municipal Mãe Esperança, a Carreta da Saúde da Mulher iniciou os atendimentos gratuitos voltados ao público feminino da capital. A unidade é fruto de parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e foi equipada para oferecer procedimentos de diagnóstico e consultas médicas especializadas.

No local, estão disponíveis serviços como mamografia, ultrassonografia transvaginal, exames de colo e mama, consultas com ginecologistas e biópsias de mama e de colo do útero. A ação integra o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, que já percorreu diferentes cidades em todos os estados do país. O agendamento é realizado pela Semusa, com prioridade para mulheres que apresentam sintomas suspeitos, possuem histórico de câncer na família ou que não realizam exames preventivos há longo período.

Entre as primeiras atendidas esteve a atendente de telemarketing Sineide Nunes, que aguardava há quase dois anos por uma mamografia. Ela destacou a relevância do atendimento: “Eu acho que para a saúde da mulher é de extrema importância. Eu que estava esperando há quase dois anos esse exame, já nem acreditava mais que seria realizado. Então pra mim, foi muito bom, eu só tenho que parabenizar e que desejar que continuem trazendo mais saúde para nós mulheres”.

Outra paciente beneficiada foi a pedagoga Maria Jandineide, que precisa de acompanhamento por causa de um mioma no útero. Segundo ela, a chegada da unidade possibilitou a realização dos exames após longa espera: “Essa iniciativa é de fundamental importância, porque veio para agilizar e melhorar o atendimento. Eu esperava há dois anos porque não tinha conseguido. E agora meio que do nada surgiu essa carreta e eu estou sem palavras para descrever o que estou sentido, porque agora consegui realizar meus exames”.

A funcionária pública aposentada Edileuza das Graças, de 61 anos, também foi selecionada para receber atendimento. Com histórico de problemas de saúde desde 2001, ela relatou a importância da continuidade do acompanhamento: “Eu tive um problema com a minha saúde em 2001 e é preciso seguir fazendo revisões. Eu adorei essa iniciativa, pois faz a prevenção das mulheres. Tem muitas que esperam anos e anos e nunca conseguem realizar os exames. Agora com essa carreta, fica mais fácil o atendimento e vamos seguir cuidando da nossa saúde”.

A unidade móvel permanecerá na capital por 30 dias, com equipes multiprofissionais responsáveis por atender em média 60 mulheres diariamente. Segundo a Prefeitura, a iniciativa reforça ações de prevenção, promoção do autocuidado e oferta de serviços voltados especificamente à saúde da mulher.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: