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MOBILIDADE
Porto Velho confirma antecipação das obras de pavimentação da rodovia Expresso Porto

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Projeto prevê 35 quilômetros de asfalto entre a BR-364 e os portos de Cujubim e Porto Chuelo; execução será iniciada em abril de 2026 e concluída em novembro de 2027

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 22/10/2025 - 09h06

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Porto Velho, RO – A pavimentação da rodovia Expresso Porto, que liga a BR-364 aos portos de Cujubim e Porto Chuelo, na região do médio Madeira, será iniciada em abril de 2026 e concluída até novembro de 2027. O anúncio foi feito na terça-feira (21), durante coletiva de imprensa no prédio do relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho. O projeto, que compreende 35 quilômetros de extensão, representa uma antecipação de quatro anos no cronograma inicial, antes previsto para 2031.

O prefeito Léo Moraes apresentou o plano ao lado do presidente da Concessionária Nova 364, Wagner Martins. Segundo o gestor municipal, a iniciativa é resultado de tratativas com o governo federal, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o governo de Rondônia e a própria concessionária, com o objetivo de acelerar o início das obras. “Há algum tempo, estamos trabalhando para viabilizar, politicamente, e antecipar a pavimentação da Rodovia Expresso Porto. A falta de pavimentação causa prejuízos significativos ao setor do agronegócio e aos transportadores, além de impactar a população urbana. A circulação de caminhões na área urbana da capital gera estresse, desconforto, acidentes e, infelizmente, pode contribuir para o aumento de óbitos”, declarou o prefeito.

Léo Moraes destacou que a pavimentação é uma prioridade do seu governo por representar avanço logístico essencial para o escoamento da produção e fortalecimento do agronegócio. Ele também reconheceu o apoio da Nova 364, cujo presidente tem acompanhado as reuniões em Brasília para garantir que o processo ocorra de forma antecipada. “O progresso tem sido notável, e esperamos realizar o asfaltamento já no próximo ano, em vez de esperar seis anos, como inicialmente estava previsto. A empresa conseguiu antecipar esse cronograma”, afirmou.

Wagner Martins informou que o licenciamento prévio já foi obtido e que o próximo passo é a licença de instalação. Ele ressaltou o engajamento da prefeitura no processo de regularização ambiental. “O prefeito puxou a responsabilidade da licença ambiental para si e acreditamos que tudo vai transcorrer conforme o planejado”, disse.

O empresário e presidente da Associação dos Pecuaristas de Rondônia, Adélio Barofaldi, elogiou a iniciativa. Para ele, a pavimentação trará benefícios diretos ao escoamento de produtos agrícolas. “O porto local irá canalizar o escoamento de produtos como soja, milho, carne, café e outros grãos. É crucial resolver a questão da BR-364, criando uma alternativa para desviar o tráfego de caminhões da Avenida Jorge Teixeira. Trata-se de um projeto de grande importância para Porto Velho, que visa desafogar o trânsito e impulsionar as exportações da capital”, afirmou.

Salatiel Rodrigues, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras em Rondônia (OCB/RO), também destacou a parceria entre os entes públicos e privados para viabilizar a obra. “Há tempos, o setor produtivo tem pleiteado essa importante obra, que visa aliviar o tráfego da avenida Jorge Teixeira, local onde se registraram inúmeros acidentes. Acredito que a parceria da administração municipal com as entidades e a empresa responsável pela duplicação da BR-364, que já está em andamento, será crucial. Com isso, vão reduzir os acidentes e beneficiar o setor produtivo”, observou.

Atualmente, o trecho da Expresso Porto permanece sem pavimentação, o que causa lentidão no transporte de cargas e interfere na mobilidade urbana da capital. Cerca de 70% do tráfego que se destina ao porto fica concentrado dentro da cidade, afetando inclusive o funcionamento de serviços como o Hospital do Amor.

Com a execução da obra, a expectativa é transferir o fluxo de caminhões da Avenida Jorge Teixeira para a nova rodovia, melhorando a mobilidade e reduzindo custos operacionais. O projeto prevê ainda a construção de seis rotatórias ao longo dos 35 quilômetros e de um ponto de parada para descanso de caminhoneiros. Segundo o planejamento, a iniciativa deve contribuir para a eficiência logística e fortalecer o transporte hidroviário da região, que integra o Arco Norte.

De acordo com o contrato inicial da Concessionária Nova 364, o prazo de conclusão era de seis anos, com início previsto apenas para 2030. As etapas para o começo dos trabalhos incluem licenciamento ambiental, regularização fundiária e aprovação da ANTT. Após articulações entre a prefeitura, a concessionária e os órgãos envolvidos, o calendário foi reformulado para permitir o início das obras em 2026 e a entrega em 2027.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





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